O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta terça-feira (25) que a greve dos funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciada em 12 de abril, foi o principal fator que levou o governo a pedir para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não aprovar o edital do leilão de seis novas hidrelétricas. Ele seria realizado em junho.

CARREGANDO :)

"Deve ficar para o fim de julho ou começo de agosto. Mas tentaremos fazer em julho", disse o ministro, após participar de audiência pública da subcomissão do Senado que analisa o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Segundo Zimmermann, das seis usinas que o governo quer licitar, duas, localizadas no Rio Parnaíba (Piauí/Maranhão), não tinham licença ambiental prévia, condição exigida pela lei para que um projeto desse tipo seja licitado.

Publicidade

Somadas, as seis usinas terão capacidade para gerar cerca de 1.236 megawatts. Segundo o ministro, as usinas que já possuem licença são: Ferreira Gomes (AP), Santo Antônio do Jari (AP), Colíder (MT) e Garibaldi (SC).

Veja também
  • Até 2019 todas capitais estarão conectadas ao SIN
  • EPE: potencial para energia eólica pode dobrar no País