• Carregando...

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concedeu a licença ambiental que permite o início imediato das obras de dragagem no Porto de Paranaguá. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) não quis comentar se abrirá novo processo licitatório ou se a obra será feita em caráter emergencial. A Appa se restringiu a dizer que anunciará, na semana que vem, seus planos para resolver o problema de acesso ao porto.

A falta de licença ambiental foi um dos fatores que emperrrou o processo licitatório para as obras de dragagem, aberto pela administração no início do ano. A única empresa que se candidatou apresentou preço maior do que o máximo estabelecido na licitação, justamente pela falta de licença ambiental (o serviço fica mais caro pois a empresa tem de depositar o material retirado em local distante).

Com a nova licença, o problema do acesso ao terminal pode ser resolvido, mas a obra pode ficar mais cara, já que o material retirado pode ser depositado provisoriamente num local, mas terá de ser retirado de lá mais tarde. Uma licença em curso no Ibama irá determinar o depósito definitivo. Para o o economista Luiz Antônio Fayet, do Conselho da Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP), este tipo de licença vai onerar a obra. "Será feita uma dupla dragagem, o que com certeza aumentará os custos", diz.

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Willen Mantelli, defende a dragagem permanente. "Um porto sem dragagem de manutenção é um porto que vai ter problemas, por isso defendemos a privatização da manutenção nos portos", diz.

Para as empresas que operam no Porto a dragagem precisa ser feita em três locais: no canal de acesso, ou canal da Galheta, na bacia da evolução e nos berços de atracação. Segundo a Capitania dos Portos o Canal de acesso ao porto, que tem 200 metros de largura, está hoje com 110 metros por causa dos bancos de areia. "Com isso os navios têm de esperar a maré favorável para poder atracar, o que gera prejuízos para as empresas", diz o diretor de comunicação da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Antonio Carlos Corrêa. A Aciap representa 400 empresas que operam em Paranaguá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]