A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) publicou ontem o edital de licitação da dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. As propostas serão enviadas até o dia 11 de novembro e a licitação está marcada para uma semana mais tarde, no dia 19 de novembro. O valor máximo previsto no leilão é de R$ 368,6 milhões e a obra deve ser iniciada nos primeiros meses de 2015.
A obra é considerada uma das mais importantes para o porto paranaense, pois aprofunda o canal de acesso ao porto e permite que navios ainda maiores possam atracar em Paranaguá. A dragagem prevê a retirada de mais de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo de todo o canal e na bacia de evolução. A área externa do canal passará de 15 metros de profundidade para 16 metros. Na área, o canal passará de 13,5 metros para 15 metros de profundidade. O restante do canal e a bacia de evolução passarão a ter 14 metros de profundidade hoje, são de 12 a 13 metros.
Depois da obra, navios com calado de 12,8 metros de profundidade poderão atracar no porto, enquanto o limite atual é de 12,3 metros. "É uma obra muito aguardada e que é fundamental para manter Paranaguá como referência entre os portos do Brasil", afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. O projeto está na fila de obras do governo federal desde 2008.
Trâmites
Com a licitação encerrada no próximo mês, a proposta volta para o Ibama para que a obra possa ser iniciada nos primeiros meses de 2015. A intervenção tem uma duração máxima prevista em edital de 18 meses. "Normalmente é uma obra que dura mais do que um ano para ser feita, pois o aprofundamento só pode ser feito quando não há nenhum navio passando pelo canal", explica Dividino. Se eventualmente a safra de grãos de 2015 for fraca o que é possível diante da perspectiva de um clima atípico causado pelo El Niño , a entrega da obra pode até ser antecipada.
O valor estimado de R$ 368,6 milhões prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, a sucção de sedimentos de doze áreas do canal de acesso ao porto e mais três dragas transportadoras. O documento de licitação permite que empresas de fora do país e consórcios participem do leilão.
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