• Carregando...
Buffet é o presidente da holding Berkshire Hathaway, que reúne 330 mil funcionários em empresas subsidiárias | Acero/Efe
Buffet é o presidente da holding Berkshire Hathaway, que reúne 330 mil funcionários em empresas subsidiárias| Foto: Acero/Efe

A trajetória de sucesso do bilionário Warren Buffett é invejável. Mas, se por um lado pode ser um tanto difícil construir uma fortuna como a do investidor, por outro é possível aprender algumas lições com ele e, quem sabe, ter um pouco mais de sucesso nos negócios.

Aprendizado

Entre as práticas de Buffett que podem ser adotadas por qualquer um, de acordo com lista do site “CNN Money”, está sua característica de nunca parar de aprender. O caminho para isso é sempre praticar aquilo em que se é bom.

Reflexão

Outra forma de estimular o aprendizado é refletir bastante sobre suas ações. A esse respeito, o próprio investidor relatou:

“Eu insisto em passar muito tempo, quase todo dia, a apenas sentar e pensar. Isto é algo muito incomum nos negócios americanos. Eu leio e penso. Então eu faço ainda mais leituras e reflexos, e tomo menos decisões impulsivas do que a maioria das pessoas nos negócios.”

Paciência

Essa prudência reflete outra característica valiosa do bilionário americano: a paciência. Mesmo com capital para investir, ele tende a esperar o momento certo para fazer as aquisições, ressalta a publicação.

Reconhecimento

A terceira prática do bilionário que pode ser repetida no cotidiano dos reles mortais é reconhecer o bom trabalho das pessoas e a importância destas pessoas para o sucesso do próprio Buffett. Uma prova disso são os elogios públicos que ele fez a alguns dos executivos que já trabalharam para ele.

Em certa ocasião, Buffett disse que se estivesse com Charlie Munger (segundo no comando do Berkshire Hathaway) e Ajit Jain (que chefia o Berkshire Hathaway Reinsurance), e apenas um deles pudesse ser salvo, que este deveria ser Ajit.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]