Buffet é o presidente da holding Berkshire Hathaway, que reúne 330 mil funcionários em empresas subsidiárias| Foto: Acero/Efe

A trajetória de sucesso do bilionário Warren Buffett é invejável. Mas, se por um lado pode ser um tanto difícil construir uma fortuna como a do investidor, por outro é possível aprender algumas lições com ele e, quem sabe, ter um pouco mais de sucesso nos negócios.

CARREGANDO :)

Aprendizado

CARREGANDO :)

Entre as práticas de Buffett que podem ser adotadas por qualquer um, de acordo com lista do site “CNN Money”, está sua característica de nunca parar de aprender. O caminho para isso é sempre praticar aquilo em que se é bom.

Veja também
  • 4 dicas para superar a crise
  • Os 7 pecados da inteligência emocional
Publicidade

Reflexão

Outra forma de estimular o aprendizado é refletir bastante sobre suas ações. A esse respeito, o próprio investidor relatou:

“Eu insisto em passar muito tempo, quase todo dia, a apenas sentar e pensar. Isto é algo muito incomum nos negócios americanos. Eu leio e penso. Então eu faço ainda mais leituras e reflexos, e tomo menos decisões impulsivas do que a maioria das pessoas nos negócios.”

Paciência

Essa prudência reflete outra característica valiosa do bilionário americano: a paciência. Mesmo com capital para investir, ele tende a esperar o momento certo para fazer as aquisições, ressalta a publicação.

Reconhecimento

A terceira prática do bilionário que pode ser repetida no cotidiano dos reles mortais é reconhecer o bom trabalho das pessoas e a importância destas pessoas para o sucesso do próprio Buffett. Uma prova disso são os elogios públicos que ele fez a alguns dos executivos que já trabalharam para ele.

Em certa ocasião, Buffett disse que se estivesse com Charlie Munger (segundo no comando do Berkshire Hathaway) e Ajit Jain (que chefia o Berkshire Hathaway Reinsurance), e apenas um deles pudesse ser salvo, que este deveria ser Ajit.

Publicidade