Dificilmente o consumidor sairá ganhando quando as ligações de telefones fixos passarem a ser cobradas por minutos e não mais por pulsos, a partir de março. Os clientes terão a opção de escolher entre dois planos, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas simulação feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que em ambos os casos a probabilidade maior é de aumento do gasto.
Nas ligações de até um minuto, a economia poderá ser de até 66,78% no plano básico por minuto e de até 93,75% no plano alternativo. A partir de três minutos, porém, o valor pode subir até 165,74%.
O sistema atual é injusto. A alteração deveria ser boa para o consumidor, mas pode ser uma mudança para pior, dependendo do perfil de gasto de cada um afirmou a advogada do Idec, Daniela Trettel.
O novo sistema de cobrança - que estava previsto para acontecer este ano, foi adiado devido a reclamações dos consumidores - deverá ser implementado entre 1º de março e 31 de julho de 2007. Enquanto isso, as empresas terão que oferecer dois tipos de planos, com até 60 dias de antecedência: um adequado para quem faz ligações mais curtas e outro para quem usa o telefone para a acessar a internet ou tem o hábito de fazer chamadas demoradas.
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