Uma das plataformas mais utilizadas no mundo na hora de buscar o emprego dos sonhos é o LinkedIn, uma rede social que une empregados e empregadores e que atualmente conta com mais de 540 milhões de usuários no mundo e 29 milhões de usuários no Brasil.
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Ter um perfil atraente na plataforma é, portanto, fundamental. Pensando nisso, Fábio Procópio, líder de comunicação da Eureca, consultoria especializada em processos seletivos e que tem grandes empresas como clientes, entre elas algumas das Top Companies 2018 do LinkedIn , dá dicas interessantes sobre como enriquecer seu currículo.
Jamais mentir
Alcançar os requisitos de uma oportunidade pode ser uma tarefa árdua e a tentação de exagerar habilidades está sempre presente. Porém, inventar a certificação em um curso ou trocar o “Básico” por “Avançado” na fluência em um segundo idioma, por exemplo, é uma péssima maneira de tentar se destacar.
Seja visto
Na era da profusão frenética de selfies, é inadmissível que o perfil do Linkedin continue sem que o empregador tenha ideia de quem o interessado seja. Segundo Fábio Procópio, as empresas não vão contratar em razão do visual, mas uma fotografia apresentável aumenta a credibilidade do candidato.
Não precisa ser uma fotografia de braços cruzados, de terno ou gravata, principalmente se a sua personalidade, expectativas e estilo de vida fogem do tradicionalismo ou de sistemas engessados.
Indicações
Tendo como base um perfil bem completo, é primordial acrescentar as suas “skills”, ou seja, as suas aptidõese habilidades. Além disso, as indicações de terceiros são muito importantes para validar sua maestria. Por isso, indique para ser indicado sempre que possível, a retribuição conta muito neste fator.
Seja acessível
Após a elaboração de um currículo, não faz sentido mantê-lo privado, até por que as empresas dificilmente vão conseguir entrar em contato. Da mesma forma, é crucial manter um engajamento no site, “Então compartilhe informações, notícias, curta as informações que as pessoas postam e comente. Isso é muito importante porque mostra que você está ali ativo, que você está interessado”, recomenda o especialista.
Visite e seja visitado
O LinkedIn também permite que os usuários saibam quem visitou seu perfil e infelizmente, essa opção acaba sendo subestimada. Saber quem visitou o perfil é uma vantagem estratégica e uma chance de conquistar novos contatos. Então se um profissional visualizou o seu perfil, é recomendável retribuir a visita.
Foco
Assim como em qualquer rede social, os excessos também não são bem vistos no LinkedIn. O contato com diversos profissionais pode ser empolgante, porém adicionar pessoas deliberadamente não é uma boa estratégia e o foco é fundamental.
O coach salienta que é indispensável usar a rede social de maneira inteligente porque senão, o seu perfil pode se voltar contra você. Portanto, seu perfil não deve conter fotografias que você postaria no Facebook por exemplo, ou posicionamentos políticos polêmicos e polarizados.
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