Pessoas que falam muito de si passam uma imagem errada| Foto: Bigstock

Poucos minutos é o tempo que o candidato a uma vaga de emprego geralmente tem para falar sobre seus talentos, ambições e qualidades. É pouco tempo para demonstrar o que se tem a oferecer a uma empresa.

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De acordo com Tomas Chamorro-Premuzic, CEO da consultoria de avaliação e recrutamento de pessoal Hogan Assessments, professor na área de psicologia de negócios e também autor de vários livros sobre o tema, há uma correspondência de apenas 4% entre a performance dos selecionados na empresa e as habilidades vendidas e bem avaliadas durante a entrevista lá atrás.

Entre as razões para isso, lembra Chamorro-Premuzic, está o fato de que muitos entrevistadores superestimam sua capacidade de julgar os candidatos e entendem os sinais passados durante a entrevista de maneira equivocada. Basicamente, confundem aparência com habilidades concretas, tomam extroversão por boas habilidades de relacionamento; autoconfiança por competência; carisma por potencial de liderança etc.

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Tomas Chamorro-Premuzic dá 4 dicas para destacar qualidades sem parecer prepotente:

1. Enumere, brevemente, suas experiências mais relevantes

Conquistas são, muitas vezes, mais relevantes do que características pessoais, justamente porque são mais palpáveis. Por isso, exemplificar situações que demonstram uma habilidade específica é mais útil do que simplesmente falar sobre ela. Exemplo: “Eu tenho X anos de experiência na coordenação de equipes” ou “Durante a minha coordenação, meu departamento cresceu XX%”.

Mas, atenção, é importante ser breve – pessoas que falam muito de si passam uma imagem errada, e respostas longas demais podem desviar a atenção do recrutador. 

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Caso não saiba quais conquistas selecionar para a resposta, tenha sempre em vista o que é mais relevante para a posição que está buscando.

2. Fale sobre paixões, não qualidades

É mais aceitável demonstrar entusiasmo a respeito de conceitos do que sobre suposta qualidades pessoais. Exemplo: melhor do que falar que você é um “ótimo líder” é salientar que adora o papel de coordenar equipes e o desafio de encontrar caminhos diferentes para problemas do cotidiano da empresa. 

3. Foco no potencial

Pesquisas mostraram que, no geral, as pessoas se interessam mais pelo futuro de outras pessoas do que pelo passado.  Por isso, em entrevistas de emprego é mais interessante discorrer sobre um potencial a ser lapidado do que sobre o que já passou. Sua capacidade de aprendizagem e habilidade com outras pessoas são exemplos disso – e nenhuma delas soa prepotente.

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Nesse ponto é importante demonstrar as habilidades que você salientou lá no ponto 1, não só falar sobre elas. Ou seja, se você disse que costuma se relacionar bem com os colegas de trabalho precisa demonstrar isso durante a entrevista, não falando demais ou mesmo não interrompendo o entrevistador.

4. Deixe que seus admiradores falem

A reputação de uma pessoa é formada pela opinião de terceiros. Por isso, quando possível, busque angariar opiniões positivas dos outros sobre o seu trabalho, com cartas de recomendação, por exemplo. Quando a pessoa certa diz a coisa certa, os resultados são muito mais positivos. 

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Publicado por Vida Financeira e Emprego em Segunda, 8 de janeiro de 2018
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