De acordo com uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, 82% dos brasileiros desejam empreender um dia. Ao mesmo tempo, um terço das empresas fecham em até dois anos de funcionamento no país, conforme apuraram o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.
Com o alto risco de fracasso, é essencial que um empreendedor não tome decisões precipitadas e reflita insistentemente antes de efetivamente começar um novo negócio.
Para Juliano Loureiro, CEO da FriendsLab, empresa com sede em Belo Horizonte e especializada na consultoria para novos negócios, existem sinais claros de que uma pessoa está realmente pronta para empreender.
Confira, a seguir, os cinco pontos a que qualquer aspirante a empreendedor deve se atentar nas palavras do especialista:
1. Falta de ânimo com o trabalho atual
O primeiro sinal para aqueles que estão em busca do próprio negócio é a falta de ânimo e engajamento com o atual emprego. É comum encontrarmos trabalhadores sem a tão sonhada realização profissional ou qualquer motivação para estar em seus atuais locais de trabalho.
"Nesses casos, o ideal é parar um momento para repensar se o emprego atual vale a pena ou se realmente chegou a hora de deixá-lo para trás e partir para a construção da sua própria empresa", afirma Juliano.
2. Paixão e afinidade
Não existe um bom negócio sem paixão. Para um empreendimento de sucesso, é preciso, além de uma bia ideia, a capacidade de transformá-la em ações com “audácia e determinação”.
Juliano diz que “é essencial que o futuro empreendedor tenha afinidade e se identifique com o ramo que pretende seguir. Juntar algo que amamos com uma grande oportunidade de negócio pode ser a receita certa para garantir o sucesso do empreendimento”.
3. Busca de oportunidades e atualização sobre o mercado
Estar sempre atualizado sobre a área de interesse em busca de oportunidades nesse mercado, é mais um sinal positivo. “Essa postura vai ajudar você a fazer um planejamento estratégico prévio consistente e bem detalhado — o que é muito importante para iniciar um empreendimento”.
4. Consciência dos riscos
Quem entende os riscos de um mercado e não os teme está um passo à frente no empreendedorismo. “Começar a empreender envolve a possibilidade de perder o capital investido e não conseguir voltar ao mercado”, explica o CEO. “Por isso, é muito importante entrar em contato com outros empreendedores da área e avaliar os possíveis riscos de seu investimento”.
5. Apoio de familiares e amigos
O apoio da família, amigos e de uma equipe bem comprometida e disposta formam mais um pilar no momento certo para abrir um negócio. “É muito importante contar com o apoio das pessoas próximas e estar sempre em busca de colaboradores, mentores e recursos”.
O faturamento das franquias cresceu 8% no ano passado com um empurrão da inovação.
Publicado por Vida Financeira e Emprego em Segunda, 15 de janeiro de 2018