| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

O período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, acontece entre os dias 1.º de março e 30 de abril. Já está disponível para download desde esta segunda-feira (26) o Programa Gerador da Declaração (PGD), por onde os contribuintes podem preencher sua declaração.

CARREGANDO :)

Tal como nos anos anteriores, os contribuintes que entregarem sua declaração mais cedo têm maiores chances de serem inclusos nos primeiros lotes da restituição do imposto, que começa a ser paga em 15 de junho.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Declaração do Imposto de Renda fica mais trabalhosa para quem tem filhos

São sete lotes diferentes, a serem pagos nas seguintes datas:

1.º lote: 15 de junho

2.º lote: 16 de julho

3.º lote: 15 de agosto

4.º lote: 17 de setembro

Publicidade

5.º lote: 15 de outubro

6.º lote: 16 de novembro

7.º lote: 17 de dezembro

Neste ano, algumas mudanças foram feitas nas regras da declaração – entre elas, a obrigatoriedade de indicar o CPF de todos os dependentes com mais de oito anos; no ano passado, a idade mínima era de 12 anos.

A tabela de tributação do IR continua a mesma de 2017. Portanto, ficam isentas da declaração as pessoas cujos rendimentos são de até R$ 1.903,98 mensais, enquanto devem contribuir todos os brasileiros ou residentes no Brasil que tenham recebido, durante todo o ano de 2017, rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]