• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Especializada em logística, a Elog completa, em 28 de dezembro, um ano de atividades com vários projetos para desenvolver no Paraná. A empresa resultou da fusão das marcas Columbia e Eadi Sul e faz parte do portfólio de negócios do Grupo EcoRodovias. A operação paranaense – em Maringá, a partir de uma aquisição recente, Curitiba e Foz do Iguaçu – representa 18% do faturamento da companhia, que também atua em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O presidente, Luis Opice (foto), disse ao repórter Carlos Guimarães Filho que há novas aquisições à vista no estado.

Qual a importância do Paraná nos negócios da Elog?

O estado tem uma importância estratégica grande. Além de o maior acionista ser do Paraná e o Grupo EcoRodovias atuar na região [administra as concessionárias de pedágio Ecovia e Ecocataratas], o potencial de crescimento do setor é enorme. Adquirimos recentemente a Maringá Armazéns Gerais, prova real do interesse na região. O Paraná está em transição econômica, vai voltar a crescer e estamos em busca de novos negócios.

Há outras negociações em andamento?

Também estamos examinando operações de negócios no Oeste do estado. Além disso, a unidade de Maringá tem um terminal den­­­tro do aeroporto e vamos implantar projetos de carga aérea. Em 2012, devemos inves­­­tir entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões no estado, principal­­men­­­te em equipamentos.

O Paraná tem problemas de infraestrutura. Isso pode se transformar em obstáculo para os planos da Elog?

Nossa principal característica é justamente ler as oportunidades e não lamentar as dificuldades. Não temos restrições a enfrentar os desafios. Inclusive, estamos analisando alguns projetos para dar respostas à limitação existente. Já tivemos reuniões com a Ferroeste para saber como é possível complementar os investimentos necessários. Outra possibilidade já apresentada ao governo é um pátio semelhante aos Ecopátios de Cubatão e Imigrantes, em São Paulo, espaços destinados à triagem de caminhões que seguem para o Porto de Santos. Também avisamos que seremos os primeiros a nos inscrever se forem abertas licitações para áreas públicas no Porto de Paranaguá.

Qual é a expectativa de crescimento para 2012?

Ainda estamos fechando o orçamento do próximo ano. Porém, posso dizer que sempre vamos crescer o dobro do PIB nacional.

* * * * *

20 anos de Mercosul

Uma pauta ambiciosa vai se desdobrar em Curi­­tiba na quinta-feira: ministros, empresários e especialistas dos países do Mercosul vão avaliar as duas décadas de experiência do bloco econômico e planejar os próximos 20 anos. Os debates – embalados pela forte crise que põe na berlinda a União Euro­­peia, até então um modelo para os parceiros sul-americanos – ocorrerão durante o 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul, o Encomex Mercosul, que comemora os 20 anos do Tratado de Assunção. Um painel específico discutirá as relações comerciais entre o Mercosul e o Canadá, com a presença de uma delegação canadense.

Promotor do Encomex, o Mi­­­nistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) também aproveita para apresentar os dados da balança comercial do mês de novembro. As inscrições podem ser feitas no site http://mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao.

Natal com copatrocínio

O copatrocínio é uma das marcas da programação de Natal de Curitiba neste ano. Os shoppings Curitiba e Estação, ambos operados pela BR Malls, fizeram parcerias para dividir custos de seus eventos promocionais. Neste fim de semana, o Curitiba estreia um show de projeção mapeada de 480 metros quadrados, na fachada do prédio. O espetáculo leva também a assinatura do Grupo Thá. No Es­­tação, os clientes trocam compras realizadas com cartões de débito ou crédito da Mastercard por um cu­­­pom.

A empresa de serviços financeiros também vai premiar clientes da Tok&Stok do Curitiba.

Casa com prêmio

Fim de ano é sinônimo de presente, brinde prêmio, mimo – tudo para seduzir o consumidor. E, quanto mais caro o produto, mais a empresa se empenha para chamar a atenção. A incorporadora PDG, por exemplo, quer vender 550 apartamentos na capital até o dia 31 de dezembro com um pacote de agrados que vão de condomínio grátis a eletrodomésticos e viagem.

Mais uma Renner

A Lojas Renner inaugura no ano que vem, ainda no primeiro semestre, uma loja-âncora no piso térreo do Shopping Jardim das Américas. A Renner é a segunda maior rede brasileira de lojas de departamento especializadas em vestuário.

Nas últimas semanas, o shopping inaugurou mais três opções nesse segmento, e prepara a ampliação da praça de alimentação, com a chegada do Villa Sabor.

Pequenas notáveis

As vencedoras da etapa estadual do prêmio MPE Brasil 2011 – Programa de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas serão conhecidas na noite desta segunda-feira, no Cietep, em Curitiba. Elas foram escolhidas de um total de 5.728 inscritas, pela aplicação de boas práticas de gestão nas áreas e indústria, comércio, serviços, turismo, tecnologia da informação, saúde, educação e agronegócio. Além disso, também serão reconhecidas as firmas que foram destaque em inovação e em boas práticas de responsabilidade social.

Portunhol

Engenheiros civis se reúnem em Curitiba nesta semana para dois eventos: o 3.º Congresso Ibero-Ame­­­­ri­­­cano de Engenharia Civil e o 3.º Encontro das Associações Pro­­fissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Por­tugue­sa e Castelhana. Será de terça a sá­­bado e os debates vão ocorrer em torno de temas como mobilidade urbana e sustentabilidade.

As premiadas na etapa paranaense concorrem ao prêmio na­­cio­­nal, que será entregue em 23 de março de 2012. O MPE Brasil é promovido pelo Movi­­­mento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e Fundação Na­­­cio­­­nal da Qualidade (FNQ).

Cooperativismo

A nova campanha institucional do Sicredi, que reúne 117 cooperativas de todo o país, começa a veicular neste domingo pela RPC TV os vídeos que reforçam o conceito "Gente que coopera cres­­ce". A mensagem visa principalmente ao público jovem e antecipa a comemoração, em 2012, do Ano Internacional das Coo­perativas. A agência Competence assina os vídeos.

Fala, consumidor!

A equipe de Economia da Gazeta do Povo promove nesta segunda-feira o chat "Bate-papo com o consumidor". Ele vai abordar os temas superendividamento, oferta de crédito e as propostas de atualização do Código de Defesa do Consu­­midor. Quem vai tirar as dúvidas dos leitores é a advogada supervisora do atendimento pessoal do Procon-PR, Viviane Pielack Assis.

* * * * *

Serviço

Quem quiser participar pode enviar perguntas desde já para o e-mail consumidor@gazetadopovo.com.br. O bate-papo começa às 14 horas, aqui no site da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]