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O estilo de vida esportivo – o "sport lifestyle" – ganha força no mercado curitibano. Nos últimos meses, marcas famosas, originalmente de artigos esportivos, ampliaram suas atividades e passaram a vender um novo modo de se vestir. A multinacional Nike, está abrindo sua primeira loja no Paraná com uma linha de produtos formada por roupas e acessórios inspirados em atividades esportivas, mas com visual fashion.

A Nike Store se prepara para ocupar um espaço de 260 metros quadrados no ParkShopping Barigüi, em Curitiba. A empresa pretende abrir outras sete lojas no país até o fim do ano, mas o presidente da Nike no Brasil, Pedro Madeira, não divulgou o valor dos investimentos.

Parceria

Segundo ele, a inauguração da loja própria não vai prejudicar outras lojas que vendem produtos da marca. "Nossa intenção não é atrapalhar os negócios dos parceiros, mas sim criar um novo caminho para fortalecer a marca", disse.

Esse caminho será feito com a venda de itens ligados ao estilo de vida esportivo – que a empresa batizou de "sport culture" – mas também de produtos para a prática esportiva. "Parte da linha de futebol, por exemplo, estará disponível apenas nas lojas de nossos parceiros. Vamos vender artigos esportivos, mas com diferencial", afirmou. O foco principal, assim, serão as roupas e acessórios casuais.

Para Madeira, essas opções terão inserção em vários segmentos, e não apenas nas classes A e B. Ele também diz que o público-alvo vai além da faixa-etária dos 20 aos 35 anos. "Essa tendência começou na Europa, justamente com pessoas com mais de 35, que começaram a copiar estilos e modelos do que eles próprios haviam usado 15 anos antes", explica. A Nike, que vende produtos em cerca de 160 países, estima fechar o ano com faturamento mundial de US$ 15 bilhões.

A nova loja vai concorrer com pelo menos outras três, também instaladas no ParkShopping Barigüi: Adidas e Oxto, que pertencem ao mesmo grupo, e Puma, que está em reforma e deve reabrir em duas semanas. A direção da Oxto, que é uma loja multimarcas, não prevê prejuízos derivados da concorrência. "Temos uma forte parceria com a Nike, e os produtos que vendemos são diferentes dos encontrados na Nike Store. O caminho da Oxto é a moda, linhas retrô e produtos exclusivos", afirma o sócio-fundador, Nabil Khaznadar.

Moda

A Puma, que tinha um ponto franqueado em Curitiba, também vai abrir uma loja própria no Barigüi, com 240 metros quadrados. A inauguração está prevista para 6 de dezembro.

"Nós escolhemos reabrir uma loja própria em Curitiba, pois acreditamos que a cidade seja a principal do Sul do país, e um mercado muito parecido com o europeu", afirma a gerente de marketing da Puma no Brasil, Adriana Amora.

Segundo ela, a empresa tem planos de expandir suas atividades e ser a marca de "sport lifestyle" mais desejada do mundo. "Ao contrário das nossas concorrentes Nike e Adidas, o nosso foco é a moda. O esporte é conseqüência. Mesmo os calçados de performance têm um apelo fashion. O conforto e elegância durante a prática de esportes é nosso objetivo", declarou.

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