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A principal vantagem do cartão Senff sobre bandeiras nacionais, na opinião de seu gerente comercial, Werther Liconti, é permitir ao varejista acesso às informações cadastrais e de compras realizadas por seus clientes. São dados como produtos que um consumidor compra, quanto ele gasta e com que freqüência. "É a melhor forma de iniciar campanhas de fidelização", diz. O grupo presta assessoria para as lojas de pequeno porte enviarem malas-diretas e oferecerem brindes e vantagens aos melhores clientes.

É o plano de Kely Souza, proprietária do grupo KF, que adotou no início do ano o cartão Senff em seu açougue, grill e casa de eventos. "Com os dados dos clientes, vou dar descontos ou brindes para quem atingir um determinado número de pontos em compras no açougue. O avental, por exemplo, todo mundo pede. Bom mesmo é que o cliente leva o cartão com a minha marca na carteira", resume.

O cartão de crédito substitui a caderneta em que antes ela anotava os "fiados" e ainda evita cheues "voadores" – já que a administradora assume o risco de inadimplência e profissionaliza a cobrança. "Não preciso mais ficar ligando para o cliente de forma constrangedora", diz Kely.

O supermercado recém-inaugurado Dona Haus, instalado na divisa dos bairros Pinheirinho e Sítio Cercado, tem público popular, que nem sempre tem conta em banco. "As pessoas não querem ficar carregando dinheiro, por isso ofereço o cartão", diz o proprietário, Márcio Roberto Rocha, que adotou o cartão logo no início do novo negócio. Ele encomendou um projeto-piloto à Senff para criar seu programa de fidelidade e agora está negociando com os donos da locadora, da pizzaria, do posto de combustíveis e da farmácia mais próximos ao supermercado para que eles também adotem o cartão. O plano é fazer que mais estabelecimentos aceitem a forma de pagamento, o que torna o cartão mais importante na região. (HC)

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