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Construída no século 19, ponte é um marco da engenharia | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Construída no século 19, ponte é um marco da engenharia| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Serra do Mar

Rachadura na Ponte São João interdita ferrovia entre Curitiba e Paranaguá

Uma rachadura na estrutura da Ponte São João, na Serra do Mar, interditou para cargas a ferrovia entre Curitiba e Paranaguá por mais de 17 horas – das 14h30 de terça-feira às 7h50 de ontem. O problema foi detectado por uma equipe de manutenção da América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia. A circulação de trens de carga foi cancelada para que uma solda reparasse a rachadura. A empresa informou que o tráfego de locomotivas foi retomado.

Em nota, a ALL informou que "os trens da companhia transitaram em sistema de circulação parcial na Serra paranaense, devido aos trabalhos de manutenção realizados periodicamente na ponte São João. As manutenções já foram finalizadas e a circulação de trens está no seu ritmo normal."

Por conta da interdição, o passeio turístico da Litorina foi cancelado pela empresa Serra Verde Express nos últimos dois dias. A ponte sobre o Rio São João é um marco da engenharia nacional e foi construída entre os anos de 1882 e 1884, no século XIX.

A América Latina Logística (ALL) registrou uma queda de 94,5% no seu lucro líquido em 2013, para R$ 13 milhões, influenciada pela perda dos ativos na Argentina. A rescisão da concessão, determinada pelo governo argentino em junho, foi de R$ 286,4 milhões.

A receita líquida consolidada da ALL aumentou 9,2% em 2013, para R$ 3,6 bilhões. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, amortizações e depreciações) ajustado subiu 8,4%, para R $ 1,83 bilhão. No quarto trimestre, a companhia registrou um prejuízo de R$ 31,4 milhões, 53,5% maior do que no mesmo período do ano anterior.

O volume transportado por ferrovia pela ALL caiu 1,2%, segundo a companhia, influenciado por restrições na capacidade dos portos – com dois acidentes nos dois principais terminais de descarga de grãos e obras nos terminais de açúcar no Porto de Santos –, chuvas excessivas e pelo acidente na sua malha em São José do Rio Preto (SP), que deixou oito mortos.

Para 2014, a perspectiva de mercado é positiva, segundo a empresa. Em comunicado, a companhia afirma que a safra agrícola deve crescer 4% em comparação a 2013 e os problemas nos terminais de descarga de grãos foram solucionados e investimentos na recuperação e expansão dos terminais de açúcar estão programados.

Fusão

A divulgação do resultado negativo ocorre dois dias depois do anúncio de que a empresa negocia uma fusão com a Rumo, do grupo paulista Cosan. O Conselho de Administração da ALL tem 40 dias para dar uma resposta sobre a proposta, pela qual a Rumo deve incorporar a totalidade das ações de emissão da ALL, ficando com 36,5% da companhia resultante da união. A oferta considera um valor de referência para a ALL de R$ 6,959 bilhões, equivalente a R$ 10,184 por ação. Ontem, mesmo com o resultado negativo, as ações da empresa tiveram alta de 2,4% e encerraram o pregão em R$ 6,80.

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