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A TAM, maior companhia aérea do Brasil, fechou o quarto trimestre com uma alta de 7,9% no lucro líquido em relação ao mesmo período de 2009, com aumento de receitas maior que expansão de despesas.

A companhia anunciou ainda a aquisição de mais 34 aviões, a maioria da Airbus, em pedidos avaliados em 3,2 bilhões de dólares.

A TAM teve lucro líquido de 150,6 milhões de reais no quarto trimestre, ante 139,6 milhões de reais um ano antes e 733,5 milhões de reais entre julho e setembro de 2010, quando o resultado tinha sido catapultado por um salto na receita financeira.

A receita líquida da companhia somou 3,225 bilhões de reais nos últimos três meses de 2010, um crescimento de 29,1% no comparativo anual e de 9,7% sobre o terceiro trimestre do ano passado.

Segundo a TAM, o yield, indicador que mede preços cobrados por passagens, cresceu 10,5% no quarto trimestre em relação aos últimos três meses de 2009, somando 24 centavos de real, puxado por voos internacionais. Os voos para fora do Brasil tiveram um incremento de 11,8% no yield, enquanto o indicador no mercado doméstico caiu 5,8% no período, para 19,2 centavos de real.

Outro fator que impulsionou as receitas da companhia foi a criação da empresa de fidelização de clientes Multiplus, que ajudou a elevar a linha "outras receitas" da TAM para 640 milhões de reais, um incremento de cerca duas vezes e meia sobre os 247 milhões de reais do quarto trimestre de 2009.

Enquanto isso, as despesas operacionais da TAM cresceram 25,1% no período, para 3 bilhões de reais, atingidas por uma alta de 29 por cento nos gastos com combustíveis, cujo preço médio por litro subiu 12,7% na comparação anual.

Além disso, as despesas com pessoal subiram 43,7%, somando 678,4 milhões, "em função do reajuste salarial ao final de 2010 em 6,5%, pelo aumento de 16,1% no número de funcionários e aumento no programa de participação nos resultados", afirma a TAM. Segundo a empresa, a linha de gastos com serviços de terceiros caiu 14% na comparação anual, para 191,3 milhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) fechou o trimestre em 507 milhões de reais, crescimento de 35,8% sobre igual período de 2009. A margem passou de 15 para 15,7%.

O resultado da companhia aérea foi divulgado depois que a rival Gol anunciou na semana passada que o Ebitdar do quarto trimestre cresceu 64% sobre o mesmo período de 2009, para 475 milhões de reais, com a margem passando de 17,9 para 25,4%.

Na ocasião de divulgação de seus números, a Gol afirmou que apesar dos recentes aumentos no preço do petróleo no mercado internacional, a empresa não via necessidade de rever política de hedge da commodity, de 20% para o ano.

Na TAM, a cobertura para os próximos 12 meses é de 25% do consumo, a um preço médio de 87 dólares por barril, segundo o balanço de quarto trimestre da empresa. Nesta segunda-feira, o barril era cotado a 98,25 dólares na bolsa de Nova York.

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