• Carregando...

O grupo espanhol Telefónica registrou lucro líquido de 1,45 bilhão de euros no quarto trimestre de 2013, mais do que o triplo do resultado apresentado no mesmo período de 2012, quando a empresa lucrou 473 milhões de euros.

Nos três últimos meses do ano, a operadora de telefonia conseguiu melhorar seu resultado financeiro em 40,5% com o corte no endividamento, para registrar despesas líquidas de 737 milhões de euros.

Além disso, o prejuízo de associadas, contabilizado por equivalência patrimonial, foi reduzido em 76,4%, para 186 milhões de euros. Operacionalmente, no entanto, houve uma piora. Recita e dívida

A espanhola divulgou uma queda de 8,5% nas receitas em 2013, atingida pela desvalorização de moedas na América Latina e menores vendas na Europa, embora seus negócios tenham mostrado sinais de uma tentativa de recuperação. As receitas ficaram em 57,06 bilhões de euros.

A companhia, que fez uma série de alienações de ativos nos últimos dois anos para reduzir a dívida e recuperar força financeira, disse que a dívida líquida ficou em 45,38 bilhões de euros, conseguindo atingir sua meta de registrar dívida abaixo de 47 bilhões até o fim do ano passado.

Embora a Telefónica queira continuar reduzindo sua dívida em 2014, com o objetivo de colocá-la abaixo de 43 bilhões de euros até o fim do ano, a empresa afirmou que iria elevar seus investimentos em redes e elevar a relação entre dívida e vendas para 15,5% a 16% neste ano, ante 14,5% em 2013.

Despesas e custos

Durante o trimestre, a soma de despesas e custos do grupo recuou 8%, em ritmo menor do que o da queda na receita, e fechou em 9,82 bilhões de euros.

A base de comparação com os três últimos meses de 2012 era mais forte, pois os ganhos com vendas de ativos diminuíram 98,2%, para 58 milhões de euros.

A espanhola informou que suas metas para 2013 foram, em geral, batidas. O grupo conseguiu bater a expectativa de receita líquida, mas apenas se desconsiderado o efeito cambial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]