A Usiminas anunciou nesta quinta-feira alta de 14 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, para 495 milhões de reais, apesar de registrar uma queda de 9 por cento nas vendas em volume em um período marcado por fortes importações de aço no país.

CARREGANDO :)

Analistas consultados pela Reuters, esperavam, em média, lucro líquido de 388,6 milhões de reais, depois que a empresa teve ganho de 347 milhões de reais no segundo trimestre.

A Usiminas, uma das principais fornecedoras para as indústrias de veículos e máquinas e equipamentos do país, teve vendas de 1,55 milhão de toneladas de aço de julho a setembro, ante 1,694 milhão um ano antes. Enquanto isso, a produção de aço bruto somou 1,953 milhão de toneladas, alta de 7 por cento.

Publicidade

O lucro antes de incidência de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) somou 735 milhões reais no trimestre, contra 417 milhões de reais de julho a setembro de 2009, ficando em linha com o esperado pela média de cinco previsões de analistas. A margem Ebitda subiu sobre o terceiro trimestre de 2009, de 14,6 para 22,7 por cento.

A receita líquida do grupo encerrou o trimestre em 3,241 bilhões de reais, crescimento de 13 por cento na comparação anual e queda de 10 por cento sobre o segundo trimestre e abaixo dos 3,425 bilhões de reais esperados pelo mercado.

A receita caiu pelo menor volume vendido. A empresa afirma que aumentou seus preços médios em cerca de 3 por cento sobre o período de abril a junho.

Chamando o momento por que passa o setor siderúrgico de "totalmente atípico", a Usiminas afirma no balanço que o crescimento acelerado do país "associado a uma taxa de câmbio supervalorizada, cria um cenário altamente favorável às importações, que afeta o crescimento da indústria como um todo e do setor siderúrgico".

A empresa terminou o trimestre com um resultado financeiro positivo de 112,1 milhões de reais ante 200,44 milhões de reais entre julho e setembro de 2009.

Publicidade