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O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil, teve alta de 60,5% no lucro líquido do primeiro trimestre contra igual período do ano passado, para R$ 3,2 bilhões.

A carteira de crédito, incluindo avais e fianças, alcançou R$ 284,7 bilhões no final de março, com crescimento de 4,4% em 12 meses.

Os dois principais componentes da carteira de financiamentos do banco tiveram comportamentos distintos.

A carteira de pessoa física no Brasil estava em R$ 104,3 bilhões no fechamento do trimestre, avanço de 12,5% sobre março de 2009.

Já os empréstimos a empresas mostraram queda de 0,8%, para R$ 153,4 bilhões. Para as grandes empresas, o portfólio de financiamentos caiu 13,6% entre março do ano passado e igual mês de 2010, enquanto para as pequenas e médias houve expansão de 24,7% na mesma comparação.

A inadimplência -- medida por operações com atraso superior a 90 dias -- ficou em 4,9% no primeiro trimestre, abaixo dos 5,6% em dezembro, mas acima dos 4,4% verificados em março de 2009.

A despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa foi de quase R$ 3,9 bilhões de janeiro a março, abaixo dos R$ 4 bilhões do trimestre anterior e praticamente estável contra os três primeiros meses de 2009.

Segundo o banco, a redução da despesa com provisões do final de 2009 para o primeiro trimestre "consolida a percepção de que o ciclo adverso de crédito iniciado com a crise financeira internacional foi superado".

O Itaú Unibanco encerrou março com ativos totais de R$ 634,7 bilhões, contra R$ 624,5 bilhões um ano antes. O lucro líquido recorrente, que exclui efeitos extraordinários do resultado, subiu 23,7%na mesma base de comparação. De janeiro a março deste ano, o lucro líquido e recorrente reportados foram de R$ 3,2 bilhões.

O lucro líquido do primeiro trimestre representa um retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio -- importante indicador da rentabilidade de um banco -- de 25%. Em igual intervalo do ano passado, o retorno foi de 18,2%.

Agências

O Itaú Unibanco informou que investirá R$ 580 milhões em 2010 para converter a rede de 1 mil agências do Unibanco à plataforma Itaú, marca que prevalecerá nas operações de varejo bancário. Até março, segundo o banco, foram incorporadas 95 agências.

O banco disse ainda que decidiu criar o Itaú Uniclass para atender os clientes situados entre a base do varejo e a bandeira de alta renda Personnalité.

"Diferentemente do Personnalité, que possui agências próprias, esta nova modalidade de atendimento deverá ser oferecida em espaços específicos dentro de algumas agências da rede Itaú", conforme o Itaú Unibanco.

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