• Carregando...

O Santander, maior banco da zona do euro, anunciou nesta quinta-feira que o lucro de 2010 vai ficar abaixo das expectativas do mercado por conta de encargo maior que o esperado relacionado aos efeitos de novas regras contábeis do Banco da Espanha sobre ativos imobiliários em carteira.

O banco registrou uma queda de 9,8 por cento no lucro líquido de nove meses, depois de um impacto de 472 milhões de euros (652 milhões de dólares) gerado por provisões. A reserva cumpre regras espanholas que foram endurecidas depois de uma grave crise imobiliária que atingiu o país e provocou a pior recessão em meio século.

Ao final de julho, o Santander estimava que o impacto das novas regras seria de cerca de 400 milhões de euros.

Anteriormente, o Santander havia informado que esperava que o lucro líquido de 2010 ficaria em linha com o obtido em 2009, quando teve um ganho de 8,9 bilhões de euros.

"As tendências fundamentais estão sólidas, mas os números pareceram fracos à primeira vista e isso não é um catalisador positivo", disse Arturo de Frias, analista no Evolution Securities.

O lucro líquido dos nove meses do Santander somou 6,08 bilhões de euros ante expectativa média de analistas consultados pela Reuters de 6,42 bilhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]