• Carregando...
Para especialistas, só o tempo dirá se as multas eram necessárias. | Roosewelt Pinheiro/ABr
Para especialistas, só o tempo dirá se as multas eram necessárias.| Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem a autoridades africanas que seu governo realizou "milagre nos últimos anos". Para exemplificar, Lula citou o crescimento da classe média no país. "Foi a capacidade de consumo dos pobres que fez a economia brasileira resistir à crise dos países ricos. As classes D e E do Norte e Nordeste consumiram mais que a A e B das regiões Sul e Sudeste. Os pobres foram à luta, compraram o que não podiam", disse Lula. "É a multiplicação dos pães. É um dos milagres que aconteceram no país", ressaltou. "Os pobres viraram classe média, passaram a comprar em shopping centers." O discurso foi feito durante abertura de um encontro em Brasília entre ministros da Agricultura de países africanos e o governo brasileiro, organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Ali­mentação (FAO).O presidente afirmou que é necessário que os países ricos continuem ajudando os países africanos e pediu que o próximo presidente da República mantenha as atuais relações com aquele continente. "Eu espero que o próximo governo continue pensando nessa trajetória", disse. "Espero que outros presidentes viajem mais do que eu para que possam descobrir o potencial que existe em nossas relações".

O presidente disse que, na política, os candidatos sempre prometem mudar a vida dos pobres, mas que, após a eleição, são os ricos que têm acesso às decisões. "Na hora de governar, o pobre sai da agenda e entra o rico", afirmou. O presidente reforçou ainda que não se pode esperar que sobre dinheiro do orçamento para investir no combate à fome. "O combate à pobreza só será vencido se houver prioridade na política orçamentária de cada país."

No discurso, Lula destacou ainda a importância do desenvolvimento da agricultura africana e a importância de o Brasil e outros países investirem naquele continente. Lula foi condecorado, durante o evento, como o "Campeão Mundial na Luta contra a Fome".

Aproximação

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a reunião "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural" pode levar à execução de medidas que reduzam as dificuldades enfrentadas pelos países em desenvolvimento no mercado externo. "Esta aproximação nos tornará mais fortes para enfrentar as distorções no comércio internacional", afirmou. Amorim referia-se à existência de barreiras comerciais e imposições de subsídios principalmente sobre os produtos agropecuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]