• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (10), ao falar para empresários e autoridades italianas, na capital paulista, que o valor comercializado com os negócios realizados entre Itália e Brasil chega a US$ 14 bilhões e é muito baixo, quando comparado ao tamanho dos dois países. O que o Brasil tem de força no seu mercado interno, tem de porta de entrada para os produtos italianos na América do Sul. E a Itália tem de possibilidade de entrada de produtos brasileiros na Europa. Nós temos muita coisa a construir juntos.

Lula reforçou que no mundo globalizado não existe mais a possibilidade de esperar que outro país vá procurar produtos para comprar em outros mercados, já que, na maioria das vezes, os países viajam muito mais para vender. O que é importante é que seja construído um equilíbrio, porque a balança comercial entre dois países tem que ser uma via de duas mãos. Não interessa para nenhum país ter uma vantagem no superávit muito grande na balança comercial.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reforçou em seu discurso na abertura do segundo dia do Fórum Empresarial Brasil-Itália, que o Brasil deve fechar o terceiro trimestre de 2009 com um crescimento anualizado do Produto Interno Bruto (PIB) de 8 a 10% e fechar o ano com crescimento de 4 a 5%.

O ministro lembrou que o governo implementou programas de estímulo econômico ao consumo interno e demanda para conter os efeitos da crise econômica global. O Brasil gastou 1,2% do PIB para esses estímulos e fez um programa modesto comparado a outros países que gastaram mais e vão sair com dívidas.

Mantega enfatizou que o Brasil tem o sistema financeiro mais sólido do mundo, o que pôde ser percebido durante a crise e disse que é seguro aplicar no mercado de capitais brasileiro já que a valorização da Bolsa de Valores foi de 187% nos últimos 12 meses. A economia brasileira possui grandes atrativos, porque tem expectativa de crescimento prolongado e já começou seu novo ciclo de crescimento.

Uma comitiva de 350 empresários e autoridades italianas participou do Fórum Empresarial Brasil-Itália, que visa reforçar as relações econômicas entre os dois países e aprofundar as possibilidades de cooperação industrial e oportunidades de investimento para as empresas italianas.

Entre os setores de interesse dos italianos estão as áreas de defesa, infraestrutura, tecnologias espaciais, ciências médicas e saúde. Além desses, estão os setores têxtil, alimentício, couro e calçados, madeira e produção de móveis, beneficiamento de mármores e granitos, componentes eletrônicos e eletrotécnicos agropecuário, álcool, papel e papelão, energia e mineração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]