• Carregando...

Depois de participar da solenidade de inauguração da termelétrica Cristiano Rocha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o governo vai negociar com os trabalhadores um salário mínimo de R$ 375, valor que está na proposta de Orçamento. Ele disse que o reajuste fica acima da inflação no período, mas reconheceu que ainda é pouco.

- Tenho certeza que os trabalhadores ficarão satisfeitos. Obviamente, sempre é pouco o mínimo, mas eles estão percebendo que o nosso governo, ano a ano, trabalha para recuperar um pouco o salário mínimo e vamos continuar trabalhando para que a gente possa recuperar um patamar que permita ao trabalhador comer melhor e viver melhor - disse.

Segundo Lula, as negociações estão sendo coordenadas pelos ministros Luiz Marinho (Trabalho), Paulo Bernardo (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda). Nesta terça-feira, as centrais se reúnem com integrantes do governo para negociar o reajuste. O presidente disse estar otimista com a possibilidade de acordo com os trabalhadores.

- Primeiro temos que negociar com as centrais sindicais. O ministro Marinho, o ministro Paulo Bernado e o ministro Mantega estão conversando. Os dirigentes sindicais têm consciência das possibilidades que o governo tem. Já tem um número mais consubstanciado na proposta de Orçamento de R$ 375. Isso significa um aumento de quase 5% além da inflação, o que é um aumento razoável. De qualquer forma, pretendemos fazer com que seja resultado de um acordo entre trabalhadores e governo porque, assim, vamos consolidando uma relação que há muito não existia no Brasil. Estou extremamente otimista com um acordo - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]