• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que a economia brasileira está sólida e o país preparado para crescer, mas não mencionou o resultado do PIB de 2006.

Em discurso realizado durante a inauguração da maior fábrica de resina PET do mundo, na área do Porto de Suape, em Pernambuco, Lula disse que o crescimento, ``como razão de ser da existência dos governantes'', ficou esquecido por décadas e agora é retomado.

No ano passado, a economia brasileira cresceu 2,9 por cento, de acordo com dados divulgados na manhã desta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou um pouco acima das projeções do mercado, mas, ainda assim, o país acabou amargando o segundo ano consecutivo de crescimento abaixo de 3 por cento.

``O Brasil assume agora a responsabilidade de fazer do crescimento a mola mestra pela qual as outras coisas irão acontecer no nosso país'', afirmou o presidente no discurso, divulgado no site oficial da Presidência.

``As condições estão dadas: o Brasil está preparado, a confiança do mundo empresarial é muito grande, a disposição do governo de fazer todas as coisas possíveis para atrair investimentos será concretizada'', completou.

Segundo Lula, a economia brasileira ``vive um momento de solidez que pode significar um atrativo enorme para as pessoas de outros países acreditarem que o Brasil é um porto seguro para os seus investimentos''.

VIOLÊNCIA

O presidente destacou a importância do investimento em Pernambuco no momento em que o país discute a questão da violência. Lula defendeu como uma solução do problema a combinação do investimento em educação e na geração de empregos.

``Sem investimentos em educação, com a formação profissional da juventude, e sem a possibilidade de ter emprego, esse problema só tende a crescer, e não a diminuir'', disse Lula.

O Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, estudo apresentado na terça-feira pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, mereceu referência direta do presidente.

Lula comentou que o envolvimento de jovens na violência é resultado de ``décadas de políticas econômicas'' que não deram certo e a tarefa da sociedade é evitar que as novas gerações enfrentem os mesmos problemas.

``É preciso que assumamos a responsabilidade, não apenas enquanto prefeito, governo estadual, governo federal, mas enquanto sociedade brasileira. Precisamos encontrar soluções para evitar que o Brasil continue a ser visto nas páginas dos jornais como um país que tem muita violência'', conclamou.

Lula inaugurou a fábrica de resina PET, construída pelo grupo italiano Mossi & Ghisolfi, que vai produzir 450 mil toneladas/ano. Segundo a empresa, a fábrica dará ao Brasil auto-suficiência em resinas PET, usada principalmente na fabricação de garrafas para bebidas. Em 2006, o Brasil importou mais de 200 milhões de dólares de resina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]