• Carregando...

Brasília (das agências) – O Ministério da Agricultura confirmou ontem três novos focos de febre aftosa nos municípios de Eldorado e Japorã, no Mato Grosso do Sul (MS). Com isso, sobe para quatro o número de propriedades com registro de febre aftosa no estado. O governo ainda aguarda os resultados de análises de outras três pequenas propriedades no município de Japorã sob suspeita. De acordo com o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, no entanto, possíveis novos focos estão localizados no próprio município de Eldorado (MS), em uma fazenda vizinha de onde foi identificado o primeiro foco, e outras três pequenas propriedades em Japorã (MS), na divisa com o Paraguai. Mesmo com as novas suspeitas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no programa de rádio "Café com o Presidente", que o foco de aftosa no MS "já está debelado".

O governo paraguaio acusou o Brasil de enviar técnicos veterinários sem permissão ao país para tentar localizar focos de febre aftosa, antes do surgimento da doença em Eldorado (MS). O governo atribuiu a ação brasileira a uma tentativa de responsabilizar o Paraguai pelo reaparecimento da aftosa. "Foi uma jogada muito vil", reclamou.

Outro país, a Indonésia, anunciou embargo às importações de carne brasileira e de produtos derivados, já declarado por 32 nações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]