• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu programa semanal de rádio que é preciso criar um "triângulo de compromisso" entre a União Européia, o G-20 (grupo de 20 países em desenvolvimento) e os Estados Unidos para resolver as questões relacionadas a produtos agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

- As negociações estão mal paradas. Se não houver um acordo, acho que haverá um retrocesso muito grande. Os países pobres continuarão ficando mais pobres. E o que nós queremos? O que nós queremos é fazer um acordo em que cada um faça uma pequena concessão - disse Lula.

Segundo o presidente brasileiro, tanto os países ricos quanto os países em desenvolvimento precisam diminuir barreiras e subsídios.

- A União Européia (UE) tem que flexibilizar no acesso ao mercado agrícola para os países em desenvolvimento e para os países mais pobres. Os Estados Unidos têm que cumprir a sua parte, reduzindo a quantidade de subsídios, que é muito forte na agricultura americana - disse Lula, que também destacou a necessidade de o G-20 fazer "uma flexibilização nos bens industriais e serviços".

O presidente lembrou ainda que em julho se encerra o prazo para a realização de um acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]