• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira, aos participantes da Conferência de Paris sobre Fontes Inovadoras de Financiamento, pressa para a adoção de mecanismos para a distribuição de medicamentos e de alimentos às nações menos favorecidas. O apelo foi lido pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante a abertura do evento. Entre as ações defendidas por Lula, estão a criação de uma contribuição solidária sobre as passagens aéreas e a instituição de uma Central Internacional de Compra de Medicamentos.

"Nosso esforços conjuntos podem levar-nos além das palavras e das boas intenções. Os que têm fome não podem esperar. Eles precisam de respostas urgentes. Nossa tarefa é fazer com que tais respostas se materializem", disse Lula, na mensagem lida por Amorim, em Paris.

Segundo o presidente, o governo brasileiro pensa em adotar uma contribuição, cujo valor ainda será estabelecido, sobre a venda de passagens aéreas. Nesse sentido, informou Lula, será encaminhado um projeto de lei ao Congresso Nacional concretizando a medida.

Quanto à Central Internacional de Medicamentos, proposta pela França, a idéia é facilitar o acesso a remédios para combater, principalmente, a Aids, a malária e a tuberculose.

"O acesso à saúde é elemento indispensável do desenvolvimento humano, da edução e do trabalho digno", afirmou Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]