• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Finlândia neste domingo (9) na primeira parada de uma série de viagens pelos países nórdicos para assinar acordos de cooperação no setor de biocombustíveis e encontros para estimular investimentos e o turismo. Após a Finlândia, o presidente segue para Suécia, Dinamarca e Noruega, além da Espanha.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula levará sua diplomacia focada no etanol, que tem estimulado a interlocução entre Brasil e Estados Unidos, às nações nórdicas, onde assinará acordos de biocombustíveis com a Dinamarca e a Suécia.

Segundo a diretora do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, Maria Fontenele Reis, o Brasil almeja conquistar mercado com o aumento da demanda de etanol na Suécia, que tem uma frota de cerca de 40 mil veículos bicombustíveis, e também na Dinamarca.

Os presidente viajará acompanhado por uma delegação de 50 empresários de diferentes setores, e participará de seminários nos quais apresentará seu Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco em investimentos em infra-estrutura.

Reis indicou que outro setor que tenta atrair investimentos dos países nórdicos é o turismo, especialmente para o Nordeste, que recebe vôos fretados vindos de Oslo e Estocolmo.

Os países nórdicos possuem fortes investimentos no Brasil, em áreas como laboratórios, transporte, celulose, construção naval e alumínio, entre outros.

Lula fará as visitas aos países nórdicos entre 10 e 14 de setembro. No dia 17, irá a Madri, Espanha, onde será recebido pelo presidente José Luis Rodríguez Zapatero e o rei Juan Carlos.

Na capital espanhola, o presidente também presidirá uma apresentação do PAC acompanhado de altos funcionários do governo, entre eles o titular do BNDES, Luciano Coutinho.

Finlândia

Lula parte para a capital Helsinque às 21h deste sábado (8), da Base Aérea de Brasília. O avião faz uma escala técnica em Madri e a chegada está prevista para o meio-dia (18h em Helsinque), no terminal presidencial do Aeroporto Vantaa. Na segunda-feira (10), às 4h (10h em Helsinque), está programada a cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, onde ocorre um encontro com a presidente da Finlândia, Tarja Halonen. Após reunião com representantes do governo, haverá assinatura de acordos.

Ainda pela manhã, Lula e Tarja participam do Seminário Empresarial Brasil-Finlândia sobre oportunidade de investimentos no Brasil. Na parte da tarde, Lula participa de uma cerimônia de oferenda floral no túmulo do marechal Mannerheim, considerado herói nacional, no Cemitério de Hietaniemi.

À noite, ele participa de um jantar em sua homenagem no Palácio Presidencial. A assessoria da Presidência ainda não divulgou a agenda da terça-feira (11).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]