• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Assistir a um filme pode ser mais do que um momento de lazer: é uma oportunidade de tirar lições de empreendedorismo e noções de gestão de empresas. Força de vontade, perseverança, bom relacionamento com as pessoas são itens fundamentais para quem está à frente de um negócio e há filmes consagrados que trazem exemplos de personagens que podem inspirar quem está empreendendo. Pensando nisso, os oito colunistas da página Empreender deram suas indicações de filmes que valem a pena serem vistos e estudados.

Prepare a pipoca!

O Céu de Outubro (1999)

Baseado em uma história real, o filme ambientado na década de 50 conta a história de um adolescente que sonha colocar um foguete em órbita. Mostra a importância da perseverança e da determinação para o empreendedor e ensina que o "destino" não está previamente traçado, mas é algo que pode ser construído a partir de crença e perseverança.

Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae-PR.

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O enredo retrata o desafio do protagonista em tirar um time de beisebol do buraco. Com pouco dinheiro em caixa, ele desenvolveu um simples programa de estatísticas para o clube e o tranformou em uma das principais equipes do esporte nos anos 80. O desafio que o filme apresenta é o mesmo que muitos empreendedores enfrentam: o bootstrappin - conceito usado para designar o início de novos negócios sem volumes grandes de investimentos financeiros.

Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

É um filme útil para treinamento, no qual se pode trabalhar a pessoa do instrutor e facilitador e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. No filme há as palavras "Carpe Diem", lembrando que é necessário aproveitar o tempo presente. Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.

Daniel Alberto Bernard, coordenador da Câmara Setorial de Franchising da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Piratas do Vale do Silicio (1999)

Filme narra o inicio da Microsoft e da Apple e como a agilidade de start ups pode se tornar um grande diferencial competitivo em relação às grandes corporações. Dois importantes aprendizados que se aplicam aos empreendedores é a habilidade de negócios do Bill Gates em sua venda para a IBM e a mudança de postura do Steve Jobs ao ir buscar pela segunda vez um financiamento bancário.

Felipe Couto, Coordenador de Capital Inovador do Sistema Fiep.

Bagdad Café (1987)

O filme que indico conta a história de Jasmin, uma pessoa que foge dos padrões e desiste de tudo na vida para se hospedar em um "muquifo" de beira de estrada. É neste local imundo, no meio do nada e cheio de gente desmotivada e desconfiada que ela, mesmo sem falar inglês e contra a vontade de todos, começa a "empreender" à medida em que conhece os clientes e hóspedes, conquistando a simpatia de todos e estimulando o que cada um tem de melhor. Com o tempo, Jasmin transforma o hotel em um local mágico onde cada um pode ser feliz à sua maneira.

Rodrigo Brito, diretor da Aliança Empreendedor e da INK – Agência de Transformação.

À Procura da Felicidade (2006)

O filme representa a maior virtude que um empreendedor deve possuir: força de vontade. O protagonista aposta tudo em um investimento, porém, não há retorno financeiro. Ele e o filho passam por problemas financeiros, separação da esposa, despejo de casa e outros momentos tristes, mas a persistência faz com que ele finalmente conquiste sua independência como empreendedor.

Marcio Vieira, superintendente e Gestor do Programa Empreender no Paraná da Faciap.

Lincoln (2012)

A trama aborda o embate entre o então presidente americano e o Congresso sobre a aprovação de uma emenda à constituição sobre a libertação dos escravos. Ele ressalta alguns pontos que precisam ser observados em todo negócio: a importância da liderança; a necessidade de se ter objetivos claros e relevantes; trabalho em equipe e a necessidade de equilibrar a vida profissional com a familiar.

Cleverson Renan da Cunha, coordenador do MBA em Gestão Estratégica da Oficina de Empreendedorismo e Gestão da UFPR.

Jerry Maguire (1996)

A película mostra a história de um agente esportivo que desenvolve uma dinâmica diferente no relacionamento com seus clientes. O filme serve de inspiração para empreendedores, principalmente em relação ao processo de vendas e relacionamento com pessoas.

José Rodolpho Bernardoni, gerente regional da Endeavor Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]