• Carregando...

O maior banco da Suíça, o UBS, anunciou nesta terça-feira (10) um prejuízo líquido anual de 19,7 bilhões de francos suíços (US$ 16,77 bilhões) no ano 2008, marcado pela crise financeira mundial que afetou profundamente a instituição. O prejuízo anual superou as previsões dos analistas, que esperavam um resultado negativo de 17,67 bilhões de francos suíços.

O UBS revelou que as perdas no último trimestre de 2008 chegaram a 8,1 bilhões de francos suíços. As retiradas líquidas de capital foram de 85,8 bilhões de francos suíços nos últimos três meses do ano e de 226 bilhões no conjunto de 2008, o que demonstra a perda de confiança dos clientes.

Cortes

Por conta das perdas, o banco anunciou que vai cortar mais 2 mil empregos como parte de sua reestruturação. O UBS informou ainda que continua cortando o tamanho de sua problemática unidade de banco de investimento, afirmando que tem como meta reduzir a equipe dos atuais 17.171 funcionários para 15 mil. O presidente-executivo do UBS, Marcel Rohner, afirmou a jornalistas que o maior banco da Suíça ainda tem como meta registrar lucro em 2009 depois de ver alguns sinais positivos no ambiente de negócios no início deste ano.

"O UBS teve um início de ano encorajador", afirmou o banco em comunicado. "Entretanto, as condições dos mercados financeiros continuam frágeis uma vez que os fluxos de caixa continuam a se deteriorar. Nosso cenário de curto prazo continua sendo de cautela." Rohner afirmou que o UBS não pagará dividendos sobre 2008. Já o Banco Nacional Suíço (BNS), que em outubro ajudou o UBS, que estava à beira da falência, anunciou que diminuirá a quantidade de ações que retomará deste banco, de 60 bilhões de dólares para US$ 39 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]