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Evento é realizado desde 2007, pela Fiep em parceria com outras entidades, como o Sebrae-PR | Arquivo/Gazeta do Povo
Evento é realizado desde 2007, pela Fiep em parceria com outras entidades, como o Sebrae-PR| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A edição deste ano do Paraná Business Collection (PBC), considerado o maior e mais completo evento de moda da região Sul, foi cancelada. A 9ª edição estava marcada para ocorrer entre os dias 22 e 25 de abril e, pela primeira vez, teria como sede um município do interior do estado: Maringá.

O evento é realizado desde 2007, pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR).

Em nota, a Fiep informou que a decisão foi tomada de forma conjunta pelos 11 sindicatos das indústrias do setor, em sessão extraordinária do Conselho, realizada em Curitiba, na segunda-feira (31). Os sindicatos decidiram, também, que continuarão buscando, de forma integrada, as melhores oportunidades para fortalecer o setor e dar visibilidade à produção da indústria do vestuário paranaense.

Semana de moda reúne 80 empresas

A última edição do PBC foi realizada em 2013 e trouxe novidades para o evento. O paulista Carlos Pazetto assumiu a direção artística, com os desligamentos do produtor Paulo Martins e a jornalista Nereide Michel, que coordenavam o evento até então.

O line up deixou de ser exclusivamente paranaense. Desfilaram marcas como como o Apartamento 03, Triton e Coca-Cola Clothing, além das paranaenses Lafort, All Purpose e Thiago Paes. No Showroom, houve um crescimento de 30% no volume de vendas. Por outro lado, estilistas tradicionais do evento, como os paranaenses Fabio Bartz e Jefferson Kulig, não participaram.

Quando assumiu a direção do PBC, Pazetto buscou ampliar o alcance do mercado da moda do estado. Cerca de 80 empresas do ramo têxtil participaram da feira de negócios em 2013. Em 2012, haviam sido 45.

A semana de moda paranaense começou em 2007, com público de pouco mais de 8,5 mil pessoas e o objetivo de unir as empresas do setor têxtil e de vestuário para mostrar a qualidade dos produtos paranaenses. Em 2012 passou a ter duas edições por ano e se alinhou ao calendário nacional da moda.

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