• Carregando...

Um levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) indica que 59,2% dos consumidores que limparam o nome voltaram à lista de inadimplentes um ano depois da quitação dos débitos. Quando a análise leva em conta apenas os três meses seguintes à regularização das pendências, o índice de pessoas que voltaram para o cadastro de devedores foi é de 35,3%.

Em junho de 2013, 57,2% dos consumidores reincidia na lista 12 meses após a quitação (dois pontos percentuais a menos do que em 2014). Quando levados em conta apenas os três primeiros meses após a regularização do pagamento, o percentual era de 33,2% (uma diferença de 2,1 pontos percentuais em comparação com 2014).

Na avaliação do diretor de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, o resultado reflete o cenário atual de aperto do orçamento dos brasileiros.

"Nesse momento, a taxa de reincidência está mais associada ao aperto dos orçamentos, pressionados pela inflação, pela alta dos juros e pelo menor crescimento da renda real", avalia Cosenza.

Para evitar a reincidência, é necessário um controle sobre os gastos, como aponta o diretor: "Se o planejamento já era importante quando os salários cresciam mais e a inflação e juros eram menores, agora ele é fundamental".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]