• Carregando...

O empresário curitibano Samuel Oliveira, de 27 anos, é o que se pode chamar de jovem empreendedor insistente. Desde os 18 anos está envolvido com empreendedorismo. Já foi sócio em uma pizzaria, dono de farmácia e há três anos é proprietário da Mercearia da Natureza, uma loja de produtos naturais que inclui de alimentos a artigos de saúde e beleza. "Tudo que eu fiz serviu para aprender que precisava estar preparado, montar um plano de negócio. Você até pode se dar bem em um mercado concorrido, mas precisa saber avaliar o empreendimento antes de iniciá-lo ou estar preparado para corrigir os erros que aparecerem. Meu maior erro nas outras tentativas foi superestimar meu preparo", afirma.

A exemplo de Oliveira, boa parte dos brasileiros, empreendedores ou não, acredita ter preparo suficiente para montar um negócio próprio. De acordo com a pesquisa GEM, 50,7% da população não empreendedora do Brasil (pessoas entre 18 e 64 anos) considera ter o conhecimento, habilidade e experiência necessários para começar um novo negócio. A parcela salta para 78,8% entre empreendedores iniciais e 77,9% para os estabelecidos.

O estudo abrange 50 países, correspondentes a 90% do PIB e dois terços da população mundial. No Brasil, o GEM entrevistou duas mil pessoas de todas as regiões, selecionadas aleatoriamente. O nível de confiança é de 95%, com erro amostral de 1,47 ponto porcentual. (PK)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]