• Carregando...
Vista das lojas no recém-inaugurado shopping Pátio Batel: varejo situou-se entre os grandes criadores de vagas do mês | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Vista das lojas no recém-inaugurado shopping Pátio Batel: varejo situou-se entre os grandes criadores de vagas do mês| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Setores

Varejo, indústria e serviços puxam geração de postos formais

Também ontem, o MTE divulgou os resultados do mercado formal de trabalho em outubro. No Brasil foram criadas 94.893 vagas com carteira assinada, expansão de 0,23% sobre setembro. Os setores que mais contribuíram foram o comércio (+52.178 postos ou +0,58%), a indústria de transformação (+33.474 postos ou +0,40%) e os serviços (+32.071 postos ou +0,19%), cujos saldos superaram as reduções de empregos ocorridas na agropecuária (-22.734 postos ou -1,36%) e na construção civil (-2.152 postos ou -0,07%).No ano, o acréscimo no número de vagas formais é de mais de 1,4 milhões de postos, um avanço de 3,70% sobre o mesmo período do ano passado.

Paraná

Segundo o Caged, no mês passado foram criados 8.199 empregos celetistas no Paraná, um crescimento de 0,30% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior e um saldo superior ao verificado em outubro de 2012, quando 6.656 postos foram gerados. Os setores que mais contribuíram para este resultado foram Comércio (+3.959 postos), Serviços (+ 3.527 postos) e Indústria de Transformação (+ 1.879 postos). No ano, o estado registra acréscimo de 126.562 postos – crescimento de 4,90% sobre o mesmo período de 2012. Já a RMC registrou acréscimo de 1.220 empregos formais em relação ao mês anterior, alta de 0,11%.

O mês de outubro foi bom para o mercado de trabalho brasileiro, que conseguiu manter o dinamismo mesmo com as incertezas da economia. O suficiente, ao menos, para fazer a taxa de desemprego recuar – de 5,4% em setembro para 5,2% – e o mercado formal gerar 0,23% mais vagas com carteira assinada, em um total de 94.893 postos de trabalho. Os números, divulgados ontem, são da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE e do balanço mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

INFOGRÁFICO: Veja como a criação de vagas formais se comportou no Brasil e no Paraná em outubro

Para os analistas, os resultados de outubro podem ser explicados pela falta de perspectiva do empresariado não só para o fim deste ano como também para 2014 – ano de eleições –, como também pelos altos custos para demitir. "Como as populações ocupadas e economicamente ativas estão em níveis muito próximos há alguns meses, isso pode ser um prenúncio de que a taxa de desemprego já atingiu os níveis mais baixos e que de agora em diante poderá subir ligeiramente", avalia a economista-chefe da consultoria Rosenberg, Thaís Zara.

Para ela, como há uma tendência de o nível de atividade apresentar o mesmo nível em 2013 e em 2014, pois ela estima que o Produto Interno Bruto (PIB) subirá 2,5% em ambos os anos, o cenário para o mercado de trabalho ainda é favorável num horizonte pouco superior a 12 meses. Em função disso, Thaís estima que a taxa média de desemprego deve alcançar 5,4% neste ano e subirá um pouco no próximo, para 5,6%.

Desocupação

Na comparação anual, o avanço da taxa de desemprego não foi muito expressivo. Em outubro de 2012 ela era de 5,3% da população economicamente ativa do país. Já em termos de rendimento houve alta. O ganho médio do trabalhador brasileiro registrou variação positiva de 1,8% sobre o mês do ano passado.

Na Região Metropolitana de Curitiba, pesquisada nos mesmos moldes do IBGE pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a taxa de desocupação registrada foi de 3,3%, taxa idêntica à do mês de setembro, e inferior à de outubro do ano passado, quando alcançou 3,7%. Entre as sete capitais pesquisadas pelos dois institutos, a RMC é a segunda com o menor desemprego, tendo à frente apenas Porto Alegre (3%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]