• Carregando...

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (10) que o real está "sobrevalorizado" e utilizou esse fato para justificar a adoção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o fluxo de capital estrangeiro para ações e renda fixa.

"Não queremos é que haja um exagero de aplicações, e portanto, estamos garantindo que não haverá bolhas na bolsa de valores e que não haverá um excesso de valorização da moeda brasileira", afirmou.

Em discurso para empresários italianos, Mantega disse que, em função da "solidez e das expectativas positivas sobre o país" está havendo uma "sobrevalorização da moeda brasileira". "O que, aliás, dá uma situação vantajosa para os países comercializarem com o Brasil", completou.

PIB

O ministro estimou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresça entre 8% e 10% no terceiro trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo ele, o desempenho será superior à taxa de expansão observada no segundo trimestre. "Tivemos apenas dois trimestres de PIB negativo. O último do ano passado e o primeiro desse ano. No segundo desse ano, já passamos a ter um PIB positivo, especificamente de 7,8%", disse.

Ao prever um PIB positivo anualizado entre 8 e 10%, Mantega ressaltou que "a economica brasileira já saiu da crise e está em recuperação". Ele afirmou que o PIB cresce a uma taxa anualizada entre 4% e 5% ao ano e que o país deve terminar 2009 com crescimento de 1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]