• Carregando...

O ministro da Fazenda Guido Mantega admitiu ontem que houve aumento da carga tributária no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Confesso em público que houve um aumento da carga tributária", disse o ministro durante apresentação em evento sobre crédito promovido em São Paulo pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Mantega afirmou que houve um aumento no PIS/Cofins sobre produtos importados, equivalente a 0,80% do Produto Interno Bruto (PIB) e elevação de 0,08% do PIB desse mesmo tributo para a indústria nacional. Mas depois voltou atrás e falou em brincadeira.

O ministro destacou que o governo Lula desonerou setores da economia e planeja um programa de redução de tributos, que passa pela aprovação da Lei Geral de Pequenas e Micro Empresas que tramita no Congresso. "Os tributos continuam altos e precisam ser reduzidos, mas temos que baixar impostos que têm impacto mais positivo na economia."

Nos três primeiros anos do governo, a carga tributária só caiu em 2003, ano em que a economia quase não cresceu, e chegou a 37,37% no ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros no primeiro semestre deste ano corresponderam a 39,41% do PIB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]