• Carregando...

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se nesta terça-feira (15), em São Paulo com representantes da indústria para discutir novas regras para destravar as exportações no país.Mais cedo, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, havia informado que o encontro seria para tratar da conjuntura econômica e das perspectivas para o setor.

Além de Mantega, participaram da reunião o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e vários empresários do setor automotivo, com representantes da Fiat, Ford, Honda, Citröen, Peugeot, Renaut e Nissan.

No encontro, foi discutido um memorando assinado no fim de março em que o governo se compromete a estabelecer uma linha de crédito para financiar o comércio entre Brasil e Argentina. Pelo texto, bancos privados financiarão exportações brasileiras para o país vizinho.

A Argentina é o terceiro parceiro comercial mais importante do Brasil, atrás da China e dos Estados Unidos. Em 2013, o Brasil exportou para o mercado vizinho o equivalente a US$ 19,6 bilhões, em máquinas, partes e peças, eletrodomésticos, carros, entre outros. "Viemos dar nossa opinião sobre como o mecanismo pode funcionar, não está definido, o governo ainda vai estudar as possibilidades e na próxima semana haverá uma nova reunião", disse Moan.

De acordo com o presidente da associação, existem três maneiras de realizar a operação de financiamento: quando o exportador faz um financiamento em que se concede prazo de pagamento para o importador, ao se contratar um banco brasileiro ou argentino e por operação de comércio em moeda local.

Para a Anfavea, a diminuição no volume de exportações brasileiras para a Argentina é um dos pontos mais importantes a serem tratados pelo governo. "Tivemos queda de 30% nas exportações e o tema é nossa prioridade agora", disse Moan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]