• Carregando...
Guido Mantega fala em “mais emprego, mais renda e mais consumo” | Antonio Cruz/ABr
Guido Mantega fala em “mais emprego, mais renda e mais consumo”| Foto: Antonio Cruz/ABr

Após ouvir um relato otimista do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre as perspectivas para a economia em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vai se dedicar pessoalmente à manutenção do ritmo de crescimento neste ano. Lula, que se reuniu ontem durante mais de cinco horas com todos os seus ministros, não especificou que medidas pretende tomar para assegurar o consumo e a atividade industrial. Mas ele já deu ordens para que sejam usados os instrumentos necessários pela área econômica.Lula ficou animado com as previsões de Mantega, como a estimativa de crescimento de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB), índice superior aos 5% previstos no Orçamento, mas menor do que os 5,8% esperados pelo Banco Central.

Mantega apresentou dados projetando, para este ano, uma taxa de investimento de 2,7% do PIB, contra 2,3% em 2009, e um aumento de 6,1% do consumo das famílias. As reservas internacionais, acrescentou, atingirão, em janeiro, US$ 241,4 bilhões.

Para 2009, a estimativa do Ministério da Fazenda contraria os analistas de mercado e prevê crescimento, mesmo que de apenas 0,1%.

Antes do fim

As projeções de Mantega foram divulgadas pela Fazenda antes mesmo de terminar a reunião ministerial. Em discurso otimista, ele disse que o Brasil conquistou a confiança internacional com o bom desempenho da economia durante a crise financeira. Na avaliação do ministro, há otimismo dos empresários e dos consumidores em relação à economia em 2010. "Todos acreditam que o Brasil vai crescer em 2010; que o desempenho econômico será melhor, com mais emprego, mais renda e mais consumo", afirma o documento divulgado pela Fazenda.

Afirmou ainda que o crescimento da economia projetado é sustentável e de qualidade, porque se dá em bases sólidas, com a inflação sob controle, responsabilidade fiscal e baixa vulnerabilidade externa. A economia, destacou, está retomando o ritmo de antes da crise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]