• Carregando...

Brasília - Embalado pelos sinais de início de recuperação econômica no Brasil depois da crise econômica internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, quer capitalizar no exterior o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano. Na próxima sexta-feira, no mesmo dia do anúncio do resultado do PIB pelo IBGE, o ministro fará uma conferência telefônica internacional com jornalistas estrangeiros que atuam em outros países.

A estratégia de marketing da imagem da economia do Brasil está sendo elaborada pela área internacional da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto (Secom). A avaliação, segundo as fontes, é de que o resultado do PIB é favorável em comparação com outros países e mostra que o Brasil foi uma das primeiras economias a sair da crise, devido à robustez do seu mercado interno, fato que na avaliação do governo deve merecer destaque no exterior.

Praxe

Até o fim do ano, terão sido agendadas outras entrevistas. "Essas conferências telefônicas são corriqueiras e buscam ter periodicidade mensal", disse o diretor da área internacional da Secom, Rodrigo Baena Soares. "Os resultados das conferências telefônicas têm atendido às expectativas, com significativa exposição na mídia internacional de temas de interesse do país", afirmou.

Focus

O resultado do PIB no segundo trimestre que o IBGE divulgará na sexta-feira deve consolidar entre os analistas de mercado uma expectativa de crescimento positivo da economia neste ano. Economistas consultados pelo Banco Central já melhoraram suas previsões em relação à variação do PIB, mas ela continua negativa. De acordo com a pesquisa Focus, divulgada ontem pelo órgão, a retração em 2009 será de 0,16%, estimativa mais otimista do que a feita na semana anterior, que era de queda de 0,30%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]