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O corredor de exportação do Porto de Paranaguá, onde são movimentados os granéis sólidos, quase sofreu um colapso no mês passado, quando diversos equipamentos apresentaram defeitos. Os reparos foram feitos e, há 15 dias, a Appa e os operadores portuários firmaram um acordo para a manutenção da área. Eles se comprometeram a retomar a manutenção, que vinha registrando uma série de problemas e quebra de equipamentos desde abril, quando a Appa assumiu o trabalho. A manutenção era feita desde 2000 pela Aciap, com recursos dos operadores, que pagavam R$ 0,30 por tonelada movimentada. O contrato com a Appa estava vencido há um ano quando a administração comunicou que retomaria os serviços. A partir de agora, não haverá mais intermediação da associação.

No entanto, os operadores ainda reclamam da falta de um ship loader (carregador), paralisado desde o início de abril. De acordo com a Aciap, sem o equipamento o porto deixa de embarcar 20 mil toneladas por dia. A Appa iniciou licitação para contratar empresa especializada no reparo e diz não haver prejuízo na operação pois o corredor tem outros cinco ship loaders.

De acordo com o chefe de operações do porto, Clauber Candian, o terminal tem índices de produtividade altos. "Temos a mesma taxa de ocupação dos berços de 2002, que é de 53%. Mas hoje recebemos 300 navios a mais." Ele diz não haver multa por atraso na atracação de navios, informação confirmada pelos armadores. A Appa lançou uma meta de produtividade para acelerar a operação. Se um navio não cumpre o volume mínimo de movimentação, tem que desatracar e esperar a liberação de outro berço.

(RF)

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