• Carregando...

Com investimento de R$ 25 milhões, o Walmart Brasil inaugurou ontem a primeira unidade do Maxxi, bandeira atacadista do grupo, em um município da Região Metropolitana de Curitiba. Instalada na cidade de Pinhais, a loja – a quarta da rede no Paraná – conta com 3 mil metros quadrados de área de venda e gerou 100 empregos diretos.

A localização estratégica e o potencial consumidor foram decisivos para a escolha da cidade, diz o vice-presidente da divisão de atacado do Walmart Brasil, Luiz Fábio Martinelli. "Temos um critério muito rígido de expansão da rede, no qual avaliamos, entre outras coisas, o tamanho da população, a taxa de crescimento econômico, a renda e a distribuição das classes sociais. Pinhais ficou entre as dez mais bem avaliadas do país nestes critérios", justifica.

As lojas da rede Maxxi se diferenciam do varejo supermercadista tradicional por oferecerem produtos em embalagens maiores ou em caixas fechadas, com o foco voltado aos clientes pessoa jurídica, pequenos empreendedores e população de menor poder aquisitivo das classes sociais C, D e E. O Atacadão, do grupo Carrefour, outro grande atacadista voltado para esse público, só está presente nas cidades paranaenses de Londrina e Maringá.

"O modelo do Maxxi é baseado no baixo custo operacional, o que torna possível oferecer aos consumidores um menor preço final na venda dos produtos", garante Martinelli. A rede promete uma cesta de 1,3 mil produtos – dos 5 mil itens disponíveis na loja – com preços médios entre 15% e 20% mais baratos que nas redes de varejo. As compras podem ser feitas tanto no atacado por pequenos empresários quanto por donas de casa, sem a necessidade de cadastro prévio ou o pagamento de anuidade. Esse é um dos diferenciais em relação a um de seus competidores, a rede de origem holandesa Makro, que também possui uma unidade em Pinhais.

Uma inovação da loja é a presença de uma farmácia com a bandeira da rede dentro da unidade. Segundo Martinelli, o modelo deverá estar presente em todas as novas operações do grupo. "Temos como objetivo fortalecer a rede de farmácias, que é um segmento que vem se mostrando muito promissor", garante. Como estratégia de atuação a Drogaria Maxxi vai oferecer uma lista de 800 medicamentos genéricos com preço máximo de R$ 9,90.

Investimentos

O Walmart Brasil– que no Paraná está presente com as bandeiras Walmart, Sam’s Club, Maxxi, Big e Mercadorama – possui outras duas unidades do Maxxi em Curitiba, nos bairros Jardim das Américas e Boqueirão, e uma em Londrina. No dia 10 de dezembro, uma nova loja da rede será inaugurada em Foz do Iguaçu.

Para 2010, a rede planeja expandir as operações para o interior do estado, onde estão prevista ao menos duas inaugurações. No caso do Maxxi, o foco será em cidades com mais de 120 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]