• Carregando...

O varejo curitibano de material de construção ainda não aplicou a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida a alguns produtos no último dia 12, a terceira do ano. A maior parte dos comerciantes vai reduzir preços somente quando fizer novas compras já com menos imposto, e não acredita que a medida irá aquecer fortemente as vendas. Muitos não sabem ainda quais produtos foram desonerados dessa vez. Para o presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Grande Curitiba (Acomac), Rogério Martini, só no ano que vem os estoques devem ser totalmente renovados, pois os produtos desonerados são de giro médio, ou seja, ficam de 90 a 120 dias na loja antes de serem vendidos. "Mas nem isso vai aquecer o setor, pois os dois pacotes de redução de imposto concedidos este ano não aumentaram as vendas significativamente", diz. O presidente do conselho fiscal da Associação Nacional dos Comerciantes (Anamaco), Hiroshi Shimuta, percebeu acréscimo nas vendas do setor de 10%. "Mas, para o consumidor, o custo final da obra cai apenas 0,5%", diz.

A medida autorizada este mês abarca principalmente produtos populares, como itens de plástico (bidês, sanitários, caixas de descarga e artigos semelhantes, revestimentos de piso e parede) e chuveiros elétricos, que tiveram o IPI reduzido de 10% para 5%.

Os gerentes de lojas ouvidos nesta semana não sabiam exatamente que produtos serão desonerados. O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Élcio Ribeiro, diz que a lista se desdobra em cerca de 50 subitens. "Mas a margem de lucro dos comerciantes já está pequena, não deve haver maiores descontos", acredita.

Maior rede de lojas da cidade, a Balaroti por enquanto só divulga os descontos que já oferecia antes. Toda segunda-feira, um novo "pacote" de produtos entra em promoção, na faixa de 5%. A Leroy Merlin baixou preços de artigos para sanitários na última sexta-feira, mesmo dia em que a redução de IPI foi oficializada pelo Diário Oficial da União, mas diz tratar-se da promoção "Festival do Banho", que vai até 9 de outubro. De acordo com a rede, 600 itens tiveram abatimentos, em geral de mais de 5%. A ducha elétrica da marca Thermo, que com a redução de IPI custará R$ 86, sai por R$ 75,90 na promoção.

Para o gerente da loja de Curitiba, Ricardo Mascio, o consumidor sente pouco o efeito das reduções de preço porque não costuma pesquisar muito antes de comprar, e as lojas, por sua vez, não divulgam adequadamente suas promoções. "O setor precisa aprender a fazer o mesmo barulho que o de eletrodomésticos", concorda Martini. (HC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]