• Carregando...

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, descartou nessa quarta-feira a possibilidade de se candidatar a um cargo político nas eleições deste ano. Segundo Meirelles, seu "coração está hoje no Banco Central".

- Já tomei a decisão de não participar do processo eleitoral - disse ele em entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews TV.

Porém, Meirelles desconversou quando lhe foi perguntado se ele tem intenção de ficar mais quatro anos à frente da instituição.

- Aí você já está indo muito longe - disse, sorrindo.

Também foi perguntado ao presidente do BC se ele percebe o investidor estrangeiro mais confiante hoje na economia brasileira. A pergunta foi feita em um momento em que o governo estuda reduzir o imposto de renda para investidores estrangeiros como forma de atrair capital externo. Segundo o ministro da Economia, Antonio Palocci, essa medida pode ajudar a reduzir os juros básicos.

- Eu não chegaria a dizer isso (que os investidores estrangeiros estão mais confiantes) - amenizou, acrescentando que, de fato, o risco-país está em seu menor patamar desde que começou a ser medido.

Sobre o ano de 2006, Meirelles disse estar confiante. Segundo ele, depois de um ano de "ajuste", os últimos indicadores apontam para uma recuperação "forte e sustentada". Ele disse acreditar ser possível um crescimento de 4% do PIB, como projeta o BC, embora outros setores da economia façam previsões mais modestas.

O presidente do BC também voltou a defender a política monetária do Banco Central e o controle da inflação.

- Existe uma meta, a meta precisa ser cumprida - disse, lembrando que o BC apenas persegue uma meta de inflação que é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]