O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que os dados do PIB no segundo trimestre mostram que o Brasil vive trajetória de crescimento forte e sustentável, mas alertou que "não é hora de baixar a guarda".

CARREGANDO :)

"Precisamos, em primeiro lugar, manter o equilíbrio macroeconômico no Brasil", disse a jornalistas. "Temos que administrar com sabedoria os mercados cambiais, mantermos o câmbio flutuante, continuarmos acumulando reservas. O Banco Central tem que manter sua política de estabilidade macroeconômica à frente."

O presidente do BC frisou que, em relação à inflação, o país vive situação confortável no presente, mas precisa manter "ampla atenção" também à trajetória nos anos seguintes.

Publicidade

Após dois trimestres de queda, o Produto Interno Bruto cresceu 1,9 por cento no segundo trimestre do ano na comparação com os primeiros três meses. Frente ao mesmo período de 2008, a economia retraiu-se 1,2 por cento.

Para Meirelles, o desempenho no segundo trimestre foi uma "excelente notícia" e mostrou que o país saiu da crise global, impulsionado pelo consumo das famílias.

A recuperação ocorreu sem prejuízos aos fundamentos da economia, afirmou o presidente do BC, acrescentando que a situação fiscal do Brasil é mais confortável que a de outros países e que as reservas internacionais cresceram ao longo do último ano.

Veja também
  • IBGE: redução do IPI ajudou na melhora da economia
  • Miguel Jorge: PIB comprova melhora da economia
  • Economia brasileira cresceu 1,9% no segundo trimestre, diz IBGE
  • Ministro Paulo Bernardo afirma que brasileiro terá um "Natal gordo"