• Carregando...

(Corrige 8o parágrafo para esclarecer que comentários são relativos a projeções de inflação, e não aos juros futuros)

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (22) que a elevação do rating brasileiro pela Moody's é o "selo" que confirma que o país sai da crise mais rápido e mais forte que outras economias.

"O Brasil foi classificado como um país vencedor, esta é uma frase forte", disse a jornalistas, referindo-se à justificativa da Moody's para elevar o Brasil a grau de investimento.Meirelles destacou que a decisão da Moody's foi um reconhecimento da resposta acertada do Brasil à crise global. Além de elevar o rating, a Moody's atribuiu uma perspectiva positiva à dívida soberana do país.

"Esperamos movimentos semelhantes das outras agências, especialmente da S&P (Standard & Poor's). O mínimo que eles podem fazer é empatar o jogo", acrescentou.

A Moody's era a última das três principais agências de rating que ainda não classificava o Brasil como grau de investimento.

Meirelles acredita que a elevação do rating proporcionará uma melhora na qualidade dos investimentos de longo prazo no país.

Para ele, é natural que a Moody's ainda queira ver mais avanços no campo fiscal por ser uma agência "conservadora". Meirelles espera que a trajetória fiscal virtuosa seja retomada em 2010. "O governo já anunciou isso publicamente", afirmou.

Questionado por jornalistas, o presidente do BC comentou ainda que as projeções de inflação estão altas porque embutem os custos das medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo, mas frisou que a estimativa de inflação do mercado para 2010 está abaixo da meta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]