O Brasil tem como desafio "administrar o sucesso", depois de ter saído antes e mais forte da crise global, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

CARREGANDO :)

Meirelles ressaltou que, em suas viagens, tem ouvido "palavras até exageradas" sobre o Brasil, como a de que se trata da estrela do mundo e o melhor destino para investimentos.

"Nosso problema agora é administrar o sucesso, que às vezes cria custos também", afirmou durante discurso em evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Publicidade

O presidente do BC destacou que ainda mais importante que o fato de o Brasil ter saído mais forte da crise, são as conclusões de por que isso ocorreu. Segundo ele, o país entrou na crise com os fundamentos já sólidos, o que permitiu que o governo tomasse medidas anticíclicas.

Sem problemas no balanço de pagamentos do país e com reservas internacionais reforçadas, por exemplo, o BC "pôde atacar diretamente as causas da crise", provendo liquidez em dólar e em reais.

Meirelles também destacou que o Brasil entrou na crise com a inflação equilibrada e que a situação fiscal hoje é "muito mais saudável que no passado".

À tarde, durante seminário em comemoração aos 30 anos do Selic, Meirelles reiterou que o BC "segue inequivocadamente comprometido com o regime de meta de inflação e câmbio flutuante".

Veja também
  • Fixado preço mínimo para seis produtos agrícolas
  • Emprego tem outubro recorde, Lupi vê 2 milhões de vagas em 2010
  • Ação da GVT sobe na Bovespa após aquisição pela Vivendi
  • Analistas estimam crescimento de 5% no PIB em 2010
Publicidade