O Google divulgou nesta quarta-feira (5) que um menino espanhol de doze anos gastou 100.000 euros em publicidade on-line, buscando a fama de sua banda de música. A dívida, no entanto, foi perdoada pela empresa que entendeu que o jovem cometeu um engano.
José Javier, estudante de Torrevieja, província de Alicante, criou em agosto uma conta em uma ferramenta do Google chamada AdWords, com a ideia de ganhar dinheiro com vídeos de suas músicas no YouTube, mas o que realmente fez foi comprar espaços publicitários. Uma fonte do Google disse que a empresa entende que “tudo foi um erro e que o jovem fez isso de maneira inconsciente, um menino de doze anos não quer gastar 100.000 euros”.
O Google, o gigante da internet dono do YouTube, anunciou na véspera que não havia “recebido dinheiro por parte deste usuário” e que cancelava o “saldo pendente do AdWords”, em um comunicado no qual não explicava a razão. A ferramenta AdWords permite desenvolver uma campanha na internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube, mas o usuário precisa ser maior de idade para criar uma conta.
“Pensava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário (...) e queria comprar instrumentos” para a banda na qual toca trompete, Los Salerosos, explicou a mãe de José, Inma Quesada, ao jornal El País.
O jovem associou o AdWords a um conta bancária em seu nome que sua família havia aberto para que ele poupasse dinheiro, o que permitiu alertar os pais quando o banco telefonou para informar sobre as cobranças. A fonte do Google indicou não ter conhecimento de que tenha ocorrido antes um caso como este na Espanha.
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