• Carregando...
Veja a variação das vendas do mercado automotivo em 2009 |
Veja a variação das vendas do mercado automotivo em 2009| Foto:

As concessionárias do Paraná venderam 18 mil automóveis e utilitários em maio. No mês que, teoricamente, foi o penúltimo com IPI reduzido, as vendas dessa categoria subiram 5,4% em relação a abril – mas ficaram 2,4% abaixo das verificadas em maio do ano passado, quando não havia incentivo tributário. Nos cinco primeiros meses do ano, o mercado paranaense encolheu 7% em comparação com o mesmo período de 2008, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Considerando-se todas as categorias do mercado automotivo – veículos leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários –, as vendas somaram 26,4 mil unidades no mês passado, com alta de 1,7% sobre abril e queda de 17,1% em relação a maio de 2008. Desde o início do ano, a retração acumulada chega a 18%.

"O IPI reduzido está programado para terminar em 30 de junho, mas também trabalhamos com outros dois cenários possíveis. O governo pode se sensibilizar e prorrogar a medida por mais três meses, ou ainda elevar o imposto de forma gradual, escalonada, até voltar aos patamares normais", diz Gláucio José Geara, diretor da regional paranaense e vice-presidente nacional da Fenabrave.

Segundo Geara, no início do ano o mercado demorou a reagir ao IPI reduzido porque o consumidor não estava aceitando a forte desvalorização do carro usado que daria como entrada. "Mas isso mudou, porque hoje os preços de usados estão alinhados à realidade. E o principal foi a retomada da confiança dos bancos, que voltaram a conceder crédito com mais flexibilidade."

Os dados da Fenabrave indicam que, nos demais estados da Região Sul e do Brasil, a reação à desoneração tributária foi mais forte que no Paraná (veja quadro). No Sul, as vendas de automóveis e utilitários estão quase 6% maiores que um ano atrás. Em todo o país, a alta acumulada é mais discreta, de 0,8%. O cenário é semelhante em quase todas as outras categorias do mercado automotivo – a exceção é o segmento de ônibus, que no Paraná exibe forte alta por estar se recuperando das vendas fracas de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]