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Hollywood espera que os DVDs de alta definição voltem a despertar o mercado doméstico de filmes, que perdeu a força nos últimos meses, mas os produtos atraíram reações pouco entusiasmadas dos consumidores e do varejo, devido a questões técnicas e a uma amarga guerra de formatos.

Os formatos concorrentes, o Blu-ray, promovido pela Sony, e o HD-DVD, promovido pela Toshiba, têm por objetivo oferecer melhor qualidade de imagem e recursos interativos, mas alguns dos primeiros usuários não parecem muito impressionados.

- Nenhum dos formatos está vendendo bem ou cumprindo as metas esperadas. Minha expectativa era de que os consumidores pioneiros tivessem mais interesse, e outros grupos de varejo tinham expectativas semelhantes - disse Bjorn Dybdahl, presidente da Bjorn's, uma loja especializada de eletrônicos localizada em San Antonio, Texas.

Um formato deve triunfar, como aconteceu no caso do VHS, que terminou derrotando o Betamax na guerra dos padrões de fitas de vídeo. O Blu-ray era apontado por muitos especialistas como o provável vencedor, antes do lançamento, devido ao apoio mais firme que conquistou entre os estúdios de cinema.

Mas desde que a Samsung lançou o primeiro aparelho Blu-ray, ao preço de mil dólares, no final de junho, o formato vem enfrentando queixas devido a imagens de baixa qualidade nos discos, rumores sobre escassez de componentes como diodos de laser azul para os aparelhos e outras questões técnicas.

- As expectativas eram altas. Em cada reunião com a Sony, as demonstrações eram espetaculares - disse Dybdahl.

- E aí surgiu o primeiro aparelho Blu-ray, da Samsung, e minhas expectativas foram demolidas. Quando colocamos o disco, todos os vendedores olharam e disseram que a imagem não parecia muito melhor do que a de um DVD comum - acrescentou.

Mesmo assim, os aparelhos e discos de alta definição foram recebidos com agrado por muitos grupos de varejo e analistas de produtos.

Um porta-voz da Samsung Electronics America preferiu não comentar, e a Sony Pictures Home Entertainment disse não ter recebido queixas de seus distribuidores quanto aos discos.

Muitos especialistas da indústria do DVD disseram que a diferença de qualidade pouco notável nos primeiros lançamentos em Blu-ray acontece pela decisão dos estúdios de cinema em usar o padrão de compressão de vídeo MPEG-2 em vez do VC-1, usado em muitos títulos do formato rival HD-DVD.

A Toshiba lançou em abril seus primeiros players de discos HD-DVD players, por cerca de US$ 500, e o preço mais baixo deu uma vantagem inicial em vendas unitárias. A empresa de pesquisa NPD Group informou que as vendas de players HD-DVD foram 33% maiores que as de equipamentos Blu-ray nas primeiras seis semanas de comercialização.

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