Enquanto o mercado de usados dá sinais de desaceleração, a venda de imóveis novos continua em alta. Levantamento da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imo­biliário do Paraná (Ademi-PR), mostra que as vendas de imóveis verticais novos somaram 5.675 unidades de janeiro a outubro, 32,5% mais do que no mesmo período do ano passado. Os empreendimentos horizontais tiveram avanço ainda mais expressivo, de 228%, para 835 unidades, na comparação entre os nove meses do ano.

CARREGANDO :)

A velocidade de venda de imóveis novos sobre a oferta também vem crescendo e passou de uma média de 8% de janeiro a outubro do ano passado para 10,70% no mesmo período desse ano, segundo levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) no Paraná.

Para Gustavo Selig, presidente da Ademi, o mercado de novos se beneficia da combinação de juros mais baixos e crédito farto. "Em paralelo, os imóveis usados têm subido muito, dentro de uma visão mais especulativa. Isso contribui para que o novo mantenha sua venda."

Publicidade

Segundo Marcos Kahtalian, da Brain Consultoria, o aumento das vendas, além de ser puxado pela fartura de crédito, pode ser atribuído também ao próprio crescimento da oferta de lançamentos. O número de novas unidades colocadas à venda no mercado cresceu 66% nos dez meses de 2010 na comparação com o mesmo período do ano passado, para 6.320 unidades.

Veja também
  • Vender usado ficou mais difícil
  • Ritmo da locação também cai