Apesar do Wal-Mart ter hoje praticamente o dobro de lojas das duas concorrentes seguintes Condor, com 23 e Muffato com 21 o consultor Marcos Gouvêa de Souza, da Gouvêa de Souza & MD, consultoria especializada em varejo e consumo, o mercado paranaense não está concentrado, assim como o nacional. Segundo Souza, as cinco maiores redes do país têm juntas cerca de 41% do mercado. "Em alguns mercados europeus, por exemplo, esse patamar chega a 60%", compara. Já se a análise for feita considerando todos os canais de distribuição de alimentos, a participação das cinco maiores cai para menos de 20%. "Existe outras inúmeras opções, além do supermercado, para o consumidor brasileiro." (CS)
-
TCU cobra do governo plano nacional para prevenir tragédias em desastres naturais há 10 anos
-
Canal estreito, influência do ventos e marca histórica: risco de inundação segue na lagoa dos Patos
-
A solução de Lula para o rombo é ignorá-lo
-
Em meio à desaprovação entre eleitorado jovem pelo apoio a Israel, Biden concentra campanha em maconha e aborto
Quem pagou IR sobre pensão alimentícia pode receber os valores de volta; veja como
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Deixe sua opinião